Nos últimos dias, casos de hepatite misteriosa tem rondado o mundo. No Brasil, o número de casos em investigação subiu para 64, segundo informações do Ministério da Saúde. Dentre eles, duas notificações suspeitas vieram de Goiás, com outros 14 estados também relatando casos suspeitos.
São Paulo está à frente em casos em investigação, com 24, seguido por Minas Gerais (8), Rio Grande do Sul (5) e Pernambuco (5). Os demais estados que investigam casos da doença são Rio de Janeiro (4), Mato Grosso do Sul (3), Santa Catarina (3), Paraná (2), Espírito Santo (2), Goiás (2), Ceará (2), Rio Grande do Norte (1), Maranhão (1), Roraima (1) e Paraíba (1).
Conheça 6 direitos de todos os cidadãos usuários do SUS
O cenário ainda é de incerteza e a comunidade científica busca uma resposta para entender o que tem causado a doença, que acontece sobretudo entre crianças. Inicialmente, especialistas acreditam que a doença tem relação com uma contaminação viral.
A ‘hepatite misteriosa’ tem afetado crianças de 8 meses a 16 anos, sendo que 54% dos casos são em meninos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu alerta sobre a doença há pouco mais de um mês, quando iniciaram os casos pelo globo. No mundo, já são 420 diagnósticos e seis óbitos.