A meteorologia antecipa uma onda de altas temperaturas na Argentina nos próximos dias, fenômeno conhecido como “domo de calor”, que também impactará parte do Rio Grande do Sul. De acordo com o MetSul, as temperaturas máximas na região oeste do estado poderão variar entre 36ºC e 39ºC até meados da próxima semana, com a sensação térmica ultrapassando os 40ºC.
Leia também: MPGO abre amanhã (06), inscrição para vagas com salário de mais de R$ 10 mil
Entre os municípios afetados estão Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui, Maçambará, Manuel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, São Borja, São Gabriel, Santana do Livramento e Uruguaiana.
O “domo de calor” ocorre quando uma área de alta pressão permanece sobre uma região por dias, retendo o ar quente em sua superfície, semelhante a uma tampa em uma panela. Isso comprime o ar no solo, aquecendo a coluna de ar. Estudos indicam que as mudanças climáticas estão contribuindo para a intensificação, duração e frequência dessas ondas de calor, não apenas no Brasil, mas globalmente. Esse fenômeno representa um desafio adicional relacionado às transformações climáticas