No último dia 30, durante a realização da VI Jornada da Estratégia Saúde da Família e Programa DST/AIDS, sete equipes dos PSFs de Anápolis foram premiadas após as apresentações dos trabalhos desenvolvidos em cada unidade. O resultado foi divulgado por uma comissão julgadora, após as apresentações de todas as unidades de saúde do município.
No critério Apresentação – Tema Livre, a enfermeira Ivone da Silva, da Unidade de Saúde da Vila Fabril ficou em primeiro lugar, com o trabalho Gravidez na Adolescência. O segundo colocado ficou com o tema Ações educativas em grupos específicos, uma proposta da equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) que vem dando resultados positivos na Unidade de Saúde Filostro. O projeto foi liderado pela enfermeira Cristina de Souza. O médico Aleimar Queiroz, a dentista Fernanda Lopes e a enfermeira Juliana Soares levaram o terceiro lugar, com a iniciativa do Programa anti-tabagismo, desenvolvido na Unidade de Saúde da Família Maracanãzinho.
Para a categoria Apresentação Cultural – Tema Saúde, a premiação de primeiro lugar foi a apresentação teatral com os profissionais da Unidade de Saúde JK. A médica Ana Paula Mizuno e agentes comunitários abordaram sobre Promoção à Saúde. Com a participação da comunidade, a Unidade de Saúde Bandeira e Jaiara apresentou o Programa DST / AIDS, e ficou com medalha de prata. Com encenações e música, a Unidade de Saúde Filostro leva mais um título com o tema A educação que produz saúde, ficando em terceiro lugar.
No último critério adotado pela comissão julgadora, que avaliam os trabalhos de ilustração do banner, a mesa expositora e o painel, a médica Simone Boasorte, da unidade Jardim Suíço ficou em primeiro lugar, com o tema Prevenção de Acidentes de Infância. O trabalho da equipe do programa de agentes comunitários de saúde foi reconhecido em segundo lugar, discutindo sobre a Arte no acolhimento social e também em terceira colocação, com o assunto: Promoção da saúde – Aumentando o bem estar e melhorando a qualidade de vida.
Papanicolau será trocado por exame de DNA-HPV na rede pública
O Sistema Único de Saúde (SUS) substituirá o Papanicolau pelo exame de DNA-HPV para detectar o câncer de colo do...