Faleceu recentemente, aos 62 anos o Rev. Wildo dos Anjos, fundador da Missão Vida, uma entidade que atende centenas de homens de rua em situação de abandono, dando abrigo, alimento, cuidado, mas certamente, a coisa mais importante: o resgate da dignidade desta sociedade invisível, e acima de tudo, da esperança em Deus. Atualmente a Missão Vida se encontra em 10 cidades do Brasil, e ainda possui um projeto com crianças em situação de abandono em Madagascar. Um belíssimo legado.
Fernando Sabino no seu livro “O Encontro Marcado”, afirma que “De tudo, ficaram três coisas: a certeza de que estamos sempre começando, a certeza de que é preciso continuar e a certeza de que seremos interrompidos antes de terminar”. O autor utiliza essa reflexão para mostrar a importância de encarar a vida como um ciclo contínuo de recomeços, onde a interrupção faz parte do processo e deve ser vista como uma oportunidade para seguir um novo caminho.
A Missão Vida deve continuar, agora sob a presidência de seu filho Henrique dos Anjos, que em razão da frágil saúde do pai já havia assumido a direção da instituição. Os desafios são enormes, desde a administração até a provisão necessária. Não é fácil manter estas várias estruturas espalhadas em diferentes estados brasileiros, dando direção e fazendo levantamento de recursos. É preciso continuar… A sociedade deve continuar se mobilizando para que obras de tamanha relevância sejam mantidas e ampliadas.
Sabino fala da certeza de que “seremos interrompidos antes de terminar.” Não sei se posso concordar com esta afirmação. Acho que cada um de nós possui um ciclo e uma missão, ainda que não estejamos conscientes disto, nascemos com um propósito. Muitos o ignoram, alguns o descobrem. Não somos interrompidos antes de terminar. A interrupção acontece porque terminamos. Jesus entendeu claramente isto: “É chegada a minha hora!”, referindo-se não apenas ao início do seu ministério, mas também quando estava sendo levado para a cruz.
Faz parte do ciclo da vida, nascer, viver e morrer. Em 2023, quando meu pai faleceu, ao lado dos irmãos e amigos, eu afirmei: “Tá tudo ruim, mas está tudo certo…” Meu pai cumpriu sua missão! Ele não foi interrompido antes de terminar. Mesmo quando tal interrupção se dá prematuramente, segundo nossa compreensão. Existem mistérios na vida, nascer e morrer faz parte desta esfera do incompreensível, nebuloso e transcendental.
Seja como for, é preciso continuar. Fazendo o bem, protegendo o fraco e o vulnerável, cumprindo a missão.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.