Anápolis completa 117 anos de emancipação. Sua história vem de antes e já conhecida de todos, nas passagens que destacam os pioneiros como Gomes de Souza Ramos, Zeca Batista e muitos outros.
Nessa trajetória que soma um século e mais 17 anos passados, só de emancipação, a cidade se desenvolveu e se tornou referência como polo econômico, educacional, de saúde, entre outros.
O município é um dos maiores arrecadadores do ICMS, que é redistribuído aos 246 municípios nos critérios fixados pelo Coíndice. Ou seja, a cidade contribui (muito), para que outras cidades tenham recursos.
Na área da saúde, milhares de pacientes vêm de outras cidades e outros estados, buscar serviços na rede de atendimento, seja pública ou privada.
As faculdades e universidade de Anápolis, recebem e formam pessoas nas mais diferentes áreas do conhecimento. E tem uma evolução crescente no campo também da pesquisa.
Também é referência de Anápolis a Base Aérea, que operacionaliza uma das principais estruturas da Força Aérea Brasileira, para garantir a prevenção e a soberania do espaço aéreo nacional.
Com todas essas potencialidades, Anápolis se tornou uma vitrine. Com isso, atraiu muita gente e a sua população evoluiu bastante.
O crescimento da cidade, por outro lado, faz gerar novas demandas para população nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, segurança, social, esporte, lazer, cultura, meio ambiente e outras.
São muitos os desafios. Mas, desafios bons, porque mostram que a cidade não se encontra estagnada. Pelo contrário, ela segue dinâmica e atrativa. E, como toda cidade de seu porte, tem que correr atrás no atendimento das demandas que surgem, impulsionadas pelo progresso. Essa é uma conta que nunca fecha.
O bom de tudo é que essa cidade é uma cidade de povo trabalhador, acostumado aos desafios. É o que mostra a história e o presente. Assim, será, no futuro.