Por iniciativa do delegado titular da 3ª Delegacia Regional, Fábio Alves de Castro Vilela, foi realizada uma assembleia geral que elegeu a diretoria do Conselho Comunitário de Segurança da região do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Conseg), para o biênio 2024/2026.
O Conseg do Daia está submetido ao CCSU, que é uma entidade sem fins lucrativos que representa os interesses da comunidade local na gestão dos recursos do Programa Dinheiro Direto nos Quartéis e Delegacias (PDDQD), visando melhorar as condições de trabalho e infraestrutura das unidades policiais.
A assembleia foi realizada no dia 07 de fevereiro, às 14h em primeira convocação, na sede da 3ª Delegacia Regional, localizada na Rua Arinesto de Oliveira Pinto, nº 89, Centro.
O edital convocou os servidores da unidade e os membros da comunidade local que tivessem interesse em participar do conselho. A ordem do dia também incluiu a constituição do Conseg do Daia, a eleição e posse dos cargos da diretoria executiva, do conselho fiscal e da comissão de execução financeira, a aprovação do estatuto e outros assuntos.
Delegado Fábio Vilela e o presidente executivo do Sindifargo, Marçal Soares
A votação foi por aclamação, e a posse foi imediata. O mandato dos eleitos será de dois anos, podendo ser renovado por igual período. O vice-presidente eleito, Amaury Esberard, que também é presidente do Conselho Empresarial pelo Daia (Consedaia), disse que se sente honrado em fazer parte do CCSU, assim como pelo reconhecimento do Consedaia como parceiro no fortalecimento da segurança pública na região. “É uma oportunidade de aproximar a sociedade da polícia e de participar da gestão dos recursos que são destinados à melhoria das condições de trabalho e infraestrutura da unidade policial. O Consedaia terá o maior prazer nessa parceria com a polícia na promoção da paz e da ordem”, afirmou.
Já o presidente eleito, Fábio Vilela, agradeceu a confiança dos servidores e da comunidade e disse que o Conseg do Daia, à exemplo do CCSU é um instrumento de transformação de ação. “É uma forma de democratizar a gestão dos recursos do PDDQD e de envolver a comunidade na segurança pública. Vamos trabalhar de forma transparente e responsável, buscando sempre atender às demandas e necessidades da unidade policial e da sociedade. Contamos com a colaboração de todos para fazer do Conseg um exemplo de gestão participativa e eficiente”, declarou.
O que é o PDDQD?
O Programa Dinheiro Direto nos Quartéis e Delegacias (PDDQD) foi instituído pelo Governo do Estado, através da Lei 18.303 de 30/12/2013, com o objetivo de prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às Delegacias de Polícia Civil, Unidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar e Unidades da Polícia Técnico-Científica, bem como às respectivas regionais, mediante repasses para manutenção e pequenos investimentos, destinados à cobertura de despesas correntes e de capital, para construção, reforma e ampliação das Unidades, e às Academias, visando ao desenvolvimento de projetos de ensino e pesquisa.
O que é o CCSU?
O Conselho Comunitário de Segurança da Unidade (CCSU) é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos, integrada por servidores da unidade e membros da comunidade local, que é responsável pela formalização dos procedimentos necessários ao recebimento dos repasses de verbas do PDDQD, a ele destinado, bem como pela execução e prestação de contas desses recursos.
A chapa eleita para o CCSU/DAIA
DIRETORIA
Fábio Alves de Castro Vilela (Presidente) Titular da unidade;
Amaury Miranda Esberard (Vice Presidente) Membro da comunidade (Consedaia);
Odete Cristiane Beltrão Carneiro (Secretária) Policial Civil;
CONSELHO FISCAL
Sheila Rodrigues da Silva (Presidente) Membro da comunidade;
Daniel Nunes Guimarães (1º Conselheiro) Policial Civil;
Marçal Henrique Soares (2º Conselheiro) Membro da comunidade;
Mauricio Peixoto Faria Junior (Suplente do Presidente do Conselho Fiscal) Policial Civil;
COMISSÃO DE EXECUÇÃO FINANCEIRA
Alexandre Vieira Sartin (Presidente) Membro da comunidade;
Henry Maier (1º Membro) Membro da comunidade;
Eduardo Caixeta (2º Membro) Membro da comunidade;
Lara Costa Machado Barreto (Suplente do Presidente da Comissão de Execução Financeira) Policial Civil.