Além disso, a regra estabelece que a proibição de prisões não se aplica em casos de flagrante delito ou em situações em que haja uma sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou desrespeito a salvo-conduto. Portanto, a restrição estará em vigor até 29 de outubro, dois dias após a votação.
Leia também: Conheça os recursos da urna eletrônica que auxiliam o eleitor com deficiência
Neste segundo turno, 33,9 milhões de eleitores de 15 capitais e 36 municípios retornarão às urnas para escolher seus prefeitos. É importante ressaltar que não haverá segundo turno na disputa para o cargo de vereador.
Por outro lado, os eleitores que não puderem comparecer ao pleito deverão justificar sua ausência. Assim como ocorreu no primeiro turno, não será permitido o voto em trânsito. Para facilitar esse processo, os cidadãos poderão fazer sua justificativa por meio do aplicativo E-título, que está disponível gratuitamente nas lojas virtuais da Apple e Android até o dia 26 de outubro, véspera da eleição. Além disso, os tribunais regionais eleitorais (TREs) disponibilizarão pontos físicos para que os eleitores realizem a justificativa no dia do pleito.