Mesários e voluntários já começaram a ser convocados. Além da biometria, outras mudanças vão afetar a realização do pleito municipal deste ano
A realização das eleições municipais deste ano, em meio à pandemia do novo coronavírus, a faz diferente de todas as eleições brasileiras desde a redemocratização.
O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), principal órgão responsável pelo pleito no Estado, juntamente com os Cartórios Eleitorais da região, permanecem fechados há quase cinco meses, sem uma previsão para a volta do atendimento presencial.
Como em todos os anos de eleição, a demanda da Justiça Eleitoral é bem grande. Entretanto, a rotina mudou drasticamente. O que antes era resolvido pessoalmente, formando filas enormes, agora é feito apenas pela internet.
Segundo a chefe de Cartório da 141ª zona eleitoral de Anápolis, Patrícia Junqueira de Melo, além do cancelamento da biometria, feito pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, algumas outras mudanças ainda podem ocorrer em relação ao processo eleitoral em curso.
“Foi firmado um convênio entre o TSE, Fiocruz e Hospital Sírio Libanês, que forneceram um protocolo sanitário para ser implementado nas eleições. Por essa razão a biometria foi excluída. Entretanto, outras mudanças podem acontecer, como por exemplo, a prorrogação de horário”, acrescenta Patrícia.
Mesários
A cidade de Anápolis conta hoje com 3.272 mesários, sendo, desse total, 90% de voluntários. De acordo com Patrícia, os primeiros contatos com colaboradores que irão trabalhar nas eleições de 2020 em Anápolis já foram iniciados. Todavia, a convocação deve começar somente em meados de agosto.
Outra situação, diz Patrícia Junqueira, é que em Anápolis, há mesários que já estão há vários anos e até décadas, participando como voluntários nas eleições locais. O que é um fator positivo para dar celeridade ao trabalho.
A chefe de Cartório relembra que quem tiver interesse em participar das eleições como mesário pode se inscrever no site do TRE-GO ou através do whatsapp business da diretoria e das zonas eleitorais. Confira os canais no box, no final da matéria.
Vale ressaltar que os voluntários além do auxílio alimentação, recebem várias vantagens pela colaboração, sendo elas: Validação do serviço como horas complementares; Isenção do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos estaduais; Direito a dois dias de folga a cada dia trabalhado como mesário, entre outros diversos.




