No final da tarde desta sexta-feira, 03/04, o governador Ronaldo Caiado participou de uma live da RBC FM e, na oportunidade, ele conformou que o período de quarentena em Goiás será estendido por mais 15 dias a partir de amanhã, até o dia 19 próximo.
Segundo explicou, a medida está sendo tomado em razão de que não há ainda, no Estado, uma estrutura adequada de atendimento para os pacientes infectados com o coronavírus. Além disso, ele citou também que está sendo levado em conta o fato a queda na taxa das pessoas que estavam se resguardando em casa, que estava na casa de 70% e caiu para 58%. Na Capital (Goiânia), a taxa ficou na casa de 53% e esse dado, pontuou, preocupa porque se trata de uma população de quase 1,5 milhão de habitantes.
O governador enfatizou que é preciso as pessoas ajudarem para que, após o dia 19, possa ocorrer uma liberação gradual das atividades econômicas que estão paradas por conta da quarentena.
Caiado enfatizou que este novo período irá abranger uma parte da Semana Santa, o que ajuda a manter as pessoas dentro de casa e, a partir daí, após mais uma semana, poderá então se fazer a modulação dos casos para que haja o retorno das atividades. Nesse período, o Estado estará correndo atrás dos equipamentos para as unidades de internação e de UTI que serão implantadas em Luziânia, Águas Lindas, Jataí, Itumbiara e Porangatu. Para Caiado, sem essa estrutura e com a população voltando a circular, fatalmente, haverá uma disseminação em massa do vírus.
Até o momento, na avaliação do Governo, a quarentena tem dado resultado, mas uma liberação geral agora poderia jogar o trabalho por terra. Caiado observou que no momento, a única retaguarda que o Estado tem está em Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia.
Fake News
Questionado sobre a grande quantidade de fake News (notícias falsas) circulando na internet e redes sociais, o governador disse que as pessoas que fazem essa prática são “desonestos, criminosos e psicopatas e, em alguns casos, é mau-caratismo mesmo”. Conforme ressaltou, não é um assunto para ser tratado dessa forma ou com viés político.
“Desde o início da crise numa mais tive sequer uma reunião política, que é uma coisa que eu gosto de fazer”, destacou Caiado, dizendo que não teve tempo nem mesmo para avaliar o quadro com a questão da janela partidária. “Mas, na vida, a gente tem que ter prioridade e a prioridade agora é salvar vidas”, frisou.
Nova feira
Caiado também falou sobre um projeto que a Secretaria de Estado de Agricultura desenvolveu e que deve ser colocado em prática em breve para o funcionamento de feiras, “com um nível de exigência necessário para as pessoas que vão vender e para que aquelas que vão comprar saberem que não terão risco de contaminação”, adiantou.
Álcool
Além disso, o governador também informou que o Estado recebeu10 mil litros de álcool 70% (não é o álcool em gel). O produto será distribuído nos pequenos municípios, unidades de saúde, terminais de saúde e em outros pontos, em embalagens de 500 ml, podendo ser usado para assepsia das mãos ou, por exemplo, para limpar uma mesa de trabalho. Caiado disse alertou que é preciso cuidado no manuseio desse produto e recomendou, inclusive, que as pessoas usem o líquido em um frasco com borrifador.




