Na divulgação deste importante indicador social, Anápolis mais uma vez surge em destaque, após ter o melhor saldo de empregos de carteira mantidos nos últimos cinco anos, só ficando atrás de Goiânia, a capital do Estado.
Outro ponto importante dentro do levantamento, é que o setor industrial alavancou esse recorde e fechou 2024 à frente do setor de serviço. Mais ainda, as mulheres aparecem na pesquisa, com maioria entre os trabalhadores que tiveram seus empregos formais mantidos.
É importante olhar para esses números. Para alguns, estatísticas são apenas conjuntos de números e percentuais. Mas, se você for analisá-los, esses números são o retrato do que acontece na sociedade. E, claro, pode ser que alguém discorde dos números estatísticos. Mas são os dados oficiais e é com eles que não só se enxerga a realidade da sociedade, mas também se projetam as políticas públicas.
Para além dos números, o resultado do Caged para Anápolis é importante, porque não há nenhuma outra política social que seja tão boa e tão eficiente como o emprego. Ele é um pilar da cidadania. É instrumento de dignidade para as pessoas.
Por isso, vale sim a pena comemorar os números que estão na estatística do Caged. Anápolis, comprovadamente, é uma cidade de gente trabalhadora. E é com essa força que a cidade tem moldado a sua história ao longo do tempo.
Claro que números e estatísticas podem sempre mudar. E aí está o desavio da própria sociedade, que é sempre trabalhar em prol do desenvolvimento, não para os benefícios e valores que o trabalho constrói.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.