A Sustent´ar, sediada em Abadiânia, traz em seu mix de produtos e serviços forte conectividade com a responsabilidade socioambiental
Desde 2012, a Sustent´ar desenvolve soluções em projetos com madeira, tendo como um dos carros-chefes o eucalipto tratado. Até então era um trabalho mais rústico que, com o passar do tempo, foi ganhando mais qualidade e, consequentemente, mais aceitação no mercado, diga-se de passagem, um mercado exigente e antenado com a responsabilidade socioambiental.
O empresário Mauro Antônio Evangelista de Lima é um dos sócio-fundadores da Sustent´ar. No começo da empresa, a sociedade era dividida com um irmão. Entretanto, o mesmo ascendeu à carreira profissional em um banco público e Mauro Evangelista continuou no negócio, a essa altura já conhecido e tradicional no Município de Abadiânia – onde a empresa está instalada- e na região.
Mais avanços vieram com a inclusão do engenheiro Maloni Pinto da Silva no quadro societário da Sustent´ar, trazendo para o negócio também um know how na área de construção civil.
Mauro Evangelista ressalta que, para agregar maior valor aos produtos da empresa, foi montada uma serraria e, com isso, foi possível aumentar o portfólio de produtos. Hoje, a Sustent´ar desenvolve diversos projetos para a área rural, como porteiras, galpões e, até, um módulo residencial, ou seja, uma casa. O cliente pode optar em contratar o projeto e a execução ou, se for o caso, adquirir as peças e ele mesmo fazer a montagem. Conforme observa, na grande maioria, os clientes optam em entregar o projeto e a execução aos cuidados profissionais da empresa. O empresário acrescenta que, no caso de um galpão ou casa, pode ser feito o projeto conjugado com o uso de alvenaria.
Outro ponto que ressaltado é que a Sustent´ar trabalha com madeira certificada, com fornecedores que trabalham dentro das normas que regulam o plantio e a retirada de árvores, sobretudo, as classificadas como “exóticas”, que têm um embasamento legal bem definido, sendo que entre as espécies “exóticas” está o próprio eucalipto.
Crescimento
Com a meta de continuar crescendo, os empresários Mauro Evangelista e Maloni Pinto planejam ampliar o mercado para outras regiões de Goiás e estados vizinhos, com foco nos produtos voltados para o setor do agronegócio, atendendo os fazendeiros com soluções e projetos que correspondam às suas expectativas não apenas em relação aos produtos finais entregues, como também na relação custo-benefício.
Apesar de o mercado ter retraído neste primeiro semestre por causa da pandemia do coronavírus, Mauro Evangelista aposta que este é um momento propício para a empresa se expandir, principalmente, pela experiência que a mesma adquiriu em sua trajetória de existência, num trabalho constante de busca de melhoria de produtos e serviços. E, ainda, pelo reconhecimento ao respeito que a Sustent´ar tem para com o meio ambiente, a sustentabilidade e, consequentemente, a qualidade de vida das pessoas.
Tratamento de esgoto doméstico é novidade da empresa para o mercado
A experiência adquirida pelos empresários Maloni Pinto da Silva e Mauro Antônio Evangelista de Lima nas áreas da construção civil e de representação de uma grande empresa nacional fabricante de tubos e reservatórios revestidos com fibra de vidro, respectivamente, nortearam um projeto inovador e que, hoje, é também um dos carros-chefes da Sustent´ar.
Mauro Evangelista narra que o sócio Maloni, ao desenvolver projetos habitacionais, via a necessidade que as pessoas tinham em relação ao tratamento de esgoto e, conhecendo os produtos que ele trabalhava como representante, debruçou-se em uma pesquisa que resultou no Sistema Suntant´ar, que vem a ser um conjunto de estações autônomas de tratamento de esgoto implantadas dentro da residência.
Mauro e Maloni explicam que o sistema se baseia na biodigestão aeróbica e anaeróbica do esgoto, num processo que provoca a quebra molecular dos componentes do esgoto, transformando-os em gases, sais inertes e água bruta com 92% de DBO (Demanda Biológica de Oxigênio). Para se ter uma ideia, outros processos chegam a em torno de 65% de DBO.
Garantia de qualidade
As estações são feitas em módulos de concreto e revestimento de fibra de polipropileno, com sistemas próprios de filtragem. Um projeto com cinco módulos, de acordo com Mauro Evangelista, dá para fazer o tratamento de uma unidade habitacional com até quatro moradores, a um custo aproximado de R$ 1,5 mil. A Sustent´ar oferece garantia de todos os seus produtos e serviço. No caso do tratamento de esgoto, a garantia é de 10 anos, a partir da entrega dos equipamentos e suas instalações. Essa garantia abrange falhas de projetos e instalações. É importante que o cliente faça o uso correto da estação para que não haja nenhuma intercorrência, como, por exemplo, a passagem de gordura ou o de algum objeto que possa causar entupimento. Tomando-se os devidos cuidados com a instalação, é só dar um adeus aos antigos caminhões limpa-fossa.