Entidade representa a indústria de colchões do Brasil, importante segmento no cenário econômico do país
A Associação Brasileira da Indústria de Colchões (Abicol) está sob novo comando. No dia 18/11 último, tomou posse na presidência da entidade o anapolino Rodrigo Miguel de Melo, CEO do grupo Plumatex.
O evento foi realizado na cidade de Itapema, em Santa Catarina. Rodrigo Melo recebeu o cargo do empresário Rogério Soares Coelho. O mandato da nova diretoria da Abicol é para o biênio 2023-2024.
No seu discurso de posse, Rodrigo de Melo ressaltou a alegria de estar à frente desta importante entidade e destacou que sua gestão contará com o apoio entusiasta dos ex-presidentes, do Conselho Superior e da Diretoria, bem como dos associados.
“Espero que saibamos ecoar a voz do setor colchoeiro inteiro e que essa voz continue sendo cada vez mais ouvida e respeitada em todo o Brasil”, afirmou o empresário anapolino.
Rodrigo elencou os cinco pilares estratégicos que terão prioridade neste biênio:
Política ESG – Aprofundar o conceito e a ampliação de práticas de política de ESG, ou seja, implantação das melhores políticas ambientais, sociais e de governança que uma empresa do setor colchoeiro possa precisar, construindo um futuro mais sustentável e resiliente. “Sabemos que todos já praticamos alguma forma de ESG em nossas empresas. Portanto, precisamos nos preparar para disseminar essas práticas em todo nosso ecossistema”.
Economia circular – Promover e estimular estudos e pesquisas para sustentar uma agenda que estimule a economia circular.
Combate à fraude e à sonegação – forte atuação em defesa da competitividade limpa, justa e fiscalizada, livre de atos ilícitos que tanto prejudicam os negócios e o crescimento do País. “Vamos estabelecer um canal direto com o consumidor, por meio do trabalho do Observatório do Colchão, que deverá ser fortalecido, aa fim de tornar-se o ponto de referência do mercado, monitorando não-conformidades existentes e orientando o consumidor a se defender de colchões irregulares que causam prejuízo financeiro e danos à saúde”.
Assistência Técnica – “Precisamos repensar o modelo atual, praticado exclusivamente no nosso segmento, que pressiona indevidamente o fabricante, quando falamos de assistência técnica. Precisamos comunicar ao consumidor, regras claras dentro do que determina a legislação pertinente, de forma a promovermos relações justas entre fabricantes e consumidores, desenvolvendo uma política de assistência técnica de colchões no Brasil a ser capitaneada pela Abicol”.
Legislação tributária – Reforma tributária, reforma trabalhista, impostos de importação, leis antidumping, incentivos fiscais devem estar sob monitoramento constante para que a entidade atue proativamente e preventivamente. “Precisamos assumir a nossa responsabilidade de informar aos nossos legisladores as necessidades e demandas do nosso segmento, visando o bem maior do País, através de leis mais justas e menos contencioso jurídico”.
Relacionamento institucional
Além dos pilares centrais da gestão, Rodrigo citou a importância da nova comissão de relacionamento institucional, cujo objetivo é colocar a entidade em par e passo com todas as outras entidades representativas da sociedade, em todos os segmentos. “Teremos tantos outros desafios, inclusive alguns inesperados, mas a mensagem que deixo é que todos serão enfrentados e tratados com a importância proporcional ao impacto que possam causar nos nossos negócios, nas nossas empresas e em nossas comunidades”, lembrou, assegurando que que entusiasmo, dedicação e coragem não faltarão ao Conselho Diretor e que todos levarão a bandeira da Abicol a um futuro de realizações, contribuições à sociedade, com a força e a determinação de todo setor colchoeiro.
“Finalizando, agradeço o apoio da minha família, principalmente dos meus pais, Moacir e Elizabeth, que sempre me apoiaram e me motivaram a assumir novos desafios; da minha esposa e companheira de todos os momentos, Graciela; das minhas filhas Sofia e Laura; dos meus irmãos Rafael, Ronaldo e Renan; das minhas cunhadas e das minhas sobrinhas e sobrinhos. Que Deus criador nos abençoe e nos proteja infinitamente. Juntos somos força, unidos uma fortaleza”, finalizou o novo presidente da Abicol. (Com informações dom site da Abicol)