Já é Natal, data que celebramos o nascimento de Jesus Cristo, simbolizando amor e união. É, pois, um momento importante para todos os cristãos e um momento que se abre para nós um período de reflexão.
Por Vander Lúcio Barbosa
Uma delas é: como nós cidadãos de bem estamos agindo em relação ao nosso próximo, em relação à comunidade em que vivemos.
Essa reflexão ganha uma importância maior, pela conjuntura que vivemos no país, por conta das desigualdades sociais e, infelizmente, a violência.
Por isso, essa reflexão deve também envolver além dos aspectos religiosos e sociais, também a educação, pois essa é a maior ferramenta transformadora que existe. Os ensinamentos deixados por Jesus são um referencial.
No mundo atual, que nos cerca de injustiças e intolerâncias, precisamos valorizar cada vez mais a educação das nossas crianças e dos nossos jovens, para vislumbrarmos um horizonte melhor para o futuro.
É um desafio. Mas, não há muitos caminhos a serem percorridos e esse, da educação, traz resultados eficientes e duradouros, sem prejuízo às políticas públicas sociais, de segurança, dentre outras.
Que as nossas crianças, nesse Natal, sejam contempladas com a alegria de ganhar um presente. Mas, que o presente maior seja um abraço, um olhar de carinho e atenção, sobretudo, para o futuro que elas terão com o aprendizado da escola e o de dentro de casa, que devem caminhar juntos.
Anápolis tem bons indicadores educacionais. Ainda há muitos desafios, porque ao longo dos anos acumulou-se um déficit de vagas nas creches. Mas o esforço público haverá de reverter esse déficit. E, por outro lado, as famílias devem buscar se fortalecer e fazer o papel nesta construção de mudanças, um trabalho que não cessa.
Então é Natal! E nos alegremos, porque não são só desafios e problemas, sempre temos algo a comemorar e, certamente, muito a agradecer.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.



