O Centro de Equoterapia Carolina Ribeiro do Sindicato Rural de Anápolis (SRA) realizará no início de dezembro, o primeiro Churrasco da Equoterapia. O objetivo do evento é arrecadar verba que irá garantir os atendimentos aos praticantes. A data já foi definida, 8 de dezembro no Tatersal do Parque de Exposições de Anápolis. Atualmente, 42 pessoas são atendidas pela equipe multidisciplinar composta por fonoaudiólogos, fisioterapeutas, educadores físicos e equitadores.
O ticket para o Churrasco da Equoterapia é vendido a R$ 120,00 e dá direito a um espeto de carne assada de 2,5kg acompanhado de guarnições como arroz, feijão tropeiro, mandioca e vinagrete e serve tranquilamente, quatro pessoas. O Tatersal estará todo preparado para abrigar confortavelmente quem for consumir o almoço no local, agora quem optar, poderá levar para casa.
O dinheiro arrecadado irá ajudar nos custeios das despesas da Equoterapia. Além do pagamento mensal dos profissionais, é preciso ainda garantir a alimentação de quatro cavalos, utilizados na terapia, e também custear as despesas com veterinários e medicação. É bom ressaltar, que os atendimentos são gratuitos para os praticantes e familiares.
Números
O Programa Equoterapia Carolina Ribeiro completou seis anos em 2019. Neste período, mais de 200 pessoas portadoras de deficiência foram atendidas. De acordo com o coordenador do Programa Equoterapia, Flávio Ferreira, os resultados obtidos com a terapia são notórios em curto espaço de tempo. “A equipe faz a triagem do praticante e começa o planejamento da terapia com a utilização do cavalo. Em poucos dias e meses, é possível perceber o desenvolvimento da coordenação motora, psicológica e reabilitação dos praticantes”, disse.
Mirian Costa é mãe do praticante, Daniel Sardinha de oito anos. A criança tem Autismo e é atendido pela equipe do Centro de Equoterapia há um ano. “Para nós da família, o trabalho realizado na Equoterapia Carolina Ribeiro foi um divisor de águas. Hoje o Daniel consegue ter uma postura melhor, o andar melhorou, está mais atento. Ele chega pra ser atendido e já se interage com a equipe, a evolução está avançando a cada dia de terapia”, conclui.
As sessões duram cerca de 40 minutos e, além do tratamento com o cavalo, os praticantes participam ainda de exercícios fisioterapêuticos. “O praticante vem para a Equoterapia não é só para andar a cavalo não. A nossa equipe estimula o desenvolvimento dos membros inferiores e superiores. Com isso, a coordenação motora vai melhorando a cada atendimento, ou seja, o objetivo é promover o bem-estar do praticante”, finaliza Pedro Olímpio Neto, presidente do Sindicato Rural de Anápolis.
Os tickets para o Churrasco da Equoterapia são vendidos no escritório do Sindicato Rural de Anápolis e também através do WhatsApp do SRA que é o (62) 98244-0047. Além disso, quem quiser ajudar nas vendas é só entrar em contato com o Sindicato e pedir para ajudar a vender. A Equoterapia precisa da sua ajuda ao adquirir um ticket do Churrasco, nosso objetivo é continuar levando atendimento equoterápico de excelente qualidade para pessoas com Síndrome de Down, Autismo e Deficiência Neuro-motora.