Serviço, que tem apresentado bons resultados como complemento terapêutico, ainda conta com vagas abertas
O Centro de Equoterapia Carolina Ribeiro, mantido pelo Sindicato Rural de Anápolis, é um dos mais antigos de Goiás, assistidos pelo Sistema Faeg/Senar. Atualmente atende 46 praticantes, entre os quais, pessoas diagnosticadas com patologias como Síndrome de Down, Autismo e Deficiência Neuro-motora.
Desde o início do programa em Anápolis, mais de 200 pessoas já receberam tratamento através da técnica com a utilização de cavalos, que é idêntica aos movimentos do ser humano. E, em mais de seis anos em atividade, a Equoterapia Carolina Ribeiro se tornou exemplo para todo Estado de Goiás.
O instrutor do programa Equoterapia e Primeiros Socorros do Senar Goiás, João Gomes Dias Neto, ficou durante toda a última quarta-feira, 18/09, nas dependências do Sindicato Rural de Anápolis avaliando e orientando os atendimentos na Equoterapia.
“Nós acompanhamos sete atendimentos de praticantes de diferentes patologias. E, hoje, mais uma vez, pudemos constatar que o atendimento prestado pela unidade do Sindicato Rural de Anápolis, que é exemplar. Os profissionais utilizam as condutas corretas e o melhor material. O trabalho é de excelência!”, pontuou João Neto.
A terapia com a utilização de cavalos é destinada a pessoas com deficiência ou necessidades especiais. Os movimentos do ser humano são tridimensionais, ou seja, semelhantes à marcha humana.
“Isso significa que quando a pessoa que nunca andou na vida senta num cavalo, ele recebe estímulos no sistema nervoso como se ele andasse. Com isso eu consigo ganhar controle de postura, cervical, cordenação motora e trabalha bastante a parte psicológica e sensorial em cima do cavalo. A equoterapia proporciona diversos benefícios”, salientou João Neto.
O que é?
O Programa Equoterapia Carolina Ribeiro do Sindicato Rural de Anápolis e do Sistema Faeg/Senar tem o objetivo de tornar acessível essa terapia de grandes resultados para pessoas com deficiência física, intelectual, síndromes e transtornos comportamentais, assim como dificuldades de aprendizagem.
“Essa terapia utiliza como ator principal o cavalo que devido as suas andaduras – passo, trote e galope – traz diversos benefícios físicos, mentais e emocionais aos praticantes. O andar do cavalo ao passo transmite ao praticante uma estimulação similar a cadência da marcha humana”, lembra o presidente do Sindicato Rural, Pedro Olímpio Neto.
Todo esse trabalho da equoterapia promove a reabilitação, socialização e reinserção social das pessoas atendidas. A população de Anápolis está quase beirando 400 mil habitantes e temos uma boa notícia, atualmente, os atendimentos são realizados por uma equipe multidisciplinar de profissionais que proporcionam o melhor tratamento aos praticantes. “Estamos atendendo 46 pessoas e ainda temos mais quatro vagas. As famílias de pessoas que se encaixam no programa precisam procurar o escritório do Sindicato Rural de Anápolis para verificar a possibilidade de participar dos trabalhos de reabilitação, ressaltamos que é gratuito”, conclama Pedro Olímpio.
O escritório fica no novo Parque de Exposições de Anápolis. BR-153, Km 426+600 metros, em frente ao Clube das Acácias, sentido norte. O nosso telefone e também WahtsApp é (62) 98244-0047 em horário comercial.