Um erro de um controlador de voo em dezembro de 2020 no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, colocou dois aviões a apenas 22 metros de distância um do outro. O incidente, que não resultou em feridos, foi detalhado em um relatório divulgado recentemente pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira.
Leia também: Cachorra morre após banho em pet shop e laudo aponta hipertermia como causa
Detalhes do incidente
O relatório revela que um Embraer ERJ-195 da Azul, vindo do Rio de Janeiro, recebeu autorização para pousar enquanto um Boeing 737-800 da Gol, com destino a Salvador, ainda aguardava na cabeceira da mesma pista para decolar. A colisão foi evitada quando o piloto da Gol alertou a torre de controle sobre sua presença na pista.
O controlador então orientou o voo da Azul a arremeter, resultando em uma passagem a aproximadamente 22 metros de distância do Boeing. Felizmente, nenhuma das aeronaves sofreu danos.
Fatores contribuintes
O controlador envolvido tinha 11 anos de experiência, mas estava enfrentando problemas pessoais e de saúde. Ele já havia sido afastado temporariamente do serviço por motivos médicos e, na época do incidente, estava emocionalmente abalado e com dificuldades para dormir.
Após o ocorrido, tanto o controlador quanto o supervisor, que estava preenchendo o livro de registros no momento, foram afastados de suas funções. O controlador foi encaminhado para acompanhamento psicológico. (Por Vander Lúcio Barbosa – @vanderlucio.jornalista)
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui