Márcio Corrêa e a visita de liderança importante do PL. A química Lula-Trump e a “chapa quente do ex-prefeito Roberto naves. Veja o Contexto Político.
Esfirras e PL

O prefeito Márcio Corrêa recebeu em sua residência a visita do deputado Sóstenes Cavalcante, que é o líder do Partido Liberal (PL) na Câmara Federal.
Entre uma esfirra aberta e outra, Corrêa, que foi colega de Sóstenes quando passou pelo Congresso, não economizou nos elogios ao líder, dizendo que ele é um grande “mestre da política e grande amigo, defensor da família, dos princípios cristãos e que faz uma luta aguerrida contra o ativismo no Judiciário, defendendo a Constituição, a nossa democracia e liderando a defesa da anistia”, destacou.
O convidado ilustre agradeceu a recepção “nessa cidade linda e que agora é cuidada por um gestor sério”. O deputado Sóstenes também disse que tem acompanhado as avaliações positivas que a gestão de Corrêa tem recebido.
“Que você seja o melhor prefeito de Anápolis que a história já teve”, arrematou.
Será verdade?

Faltando pouco mais de um ano para as eleições de 2026, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fechou apoio ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para concorrer à sucessão de Lula (PT).
Pelo menos, isso foi amplamente divulgado pela imprensa. Alguns veículos, inclusive, repercutindo a informação, pontuaram que com esse posicionamento Bolsonaro estaria rifando a própria esposa Michelle e o filho Eduardo (o deputado federal que está nos Estados Unidos). Isso porque ambos miram o horizonte da disputa presidencial.
Mas, vai saber se esse apoio está mesmo sacramentado e se será mantido, claro, até o ano que vem, já que tem muita coisa ainda para acontecer no cenário político do país.
Contudo, a se confirmar esse apoio, será um balde de água fria para o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), que vem tentando viabilizar sua candidatura.
Chapa quente

Um vídeo publicado pelo ex-prefeito Roberto Naves (Republicanos) nas redes sociais, busca colocar alguns ex-aliados em uma saia justa. No vídeo, aparece o atual prefeito, Márcio Corrêa, dizendo que havia uma quadrilha administrando a cidade.
E, na sequência, Naves cita o deputado estadual Amilton Filho (MDB), que segundo ele foi presidente da Câmara e eleito deputado no seu grupo. Desse grupo, ele também citou o vereador Jakson Charles (PSB), que foi seu líder e hoje integra a bancada de situação; o vereador Jean Carlos (PL) e a vereadora Andreia Rezende (Avante), que o ex-prefeito disse também ter contado com eles para ajudar a governar a cidade, assim como Wederson Lopes (UB).
Embora o alvo desse vídeo fosse o prefeito, calculadamente, foram outros os alvos. Ou, não? Coisas da política.
Pintou química?

O presidente norte-americano, Donald Trump, revelou na Assembleia Geral da ONU que gostou do colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva. E, até, disse, houve uma certa “química”. Na física, os opostos se atraem porque têm cargas elétricas diferentes.
Mas, essa química de Trump e Lula, muito difere da lei da física. E, embora possa ter havido cordialidade no encontro entre os dois líderes, nos discursos houve troca de farpas de um lado e de outro. E Trump, inclusive, chegou a dizer que de certa forma, o Brasil não é nada sem o Tio Sam.
É um engano, ele mesmo sabe disso. Só não perdeu a oportunidade de cutucar. Mas, num mundo e numa economia globalizada, todo mundo precisa de todo mundo, exceto que declaradamente estejam em guerra. O que não é o caso, embora tenha quem aposte no caos.

- Se, de fato, Bolsonaro apoiar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para ser presidenciável no ano que vem, o presidente estadual do Republicanos, Roberto Naves ficará numa “sinuca”.
- Isso porque Tarcísio é do Republicanos. E Naves, não só é aliado, como participa da equipe do governador Ronaldo Caiado (UB), que também é virtual presidenciável.
- Anápolis poderá ter o seu próprio Festival Literário. A proposta está em um projeto de lei ingressado na Câmara Municipal, de autoria do vereador Professor Marcos (PT).
- A Festa Literária de Anápolis (Literana), se aprovada e sancionada, se integrará ao calendário do município e acontecerá todo mês de novembro.
- Muitos projetos ingressaram no protocolo da Câmara Municipal de Anápolis, neste mês de setembro Entre eles, há uma proposta do vereador Reamilton Autismo de instituir o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Leia também: Aeroporto de Goiânia ganha moderno terminal de cargas. E o de Anápolis?