VERSÃO FLIP
segunda-feira, 30 de junho, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
segunda-feira, 30 de junho, 2025
Contexto

Anápolis vai sediar Esquadrão de Elite da Força Aérea Brasileira

de Nilton Pereira
18 de março de 2024
em BAAN
Reading Time: 5 mins read
0 0
A A
0
Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Tradicional unidade da Força Aérea Brasileira, o 1º/4º GAV (Grupo de Avião) denominado Esquadrão Pacau, atualmente desativado, virá de Manaus para a BAAN

Leia também: Base Aérea reforça combate à dengue em Anápolis

Assinada por João Paulo Moralez, jornalista e fotógrafo especializado em Aviação e Segurança Pública a revista Tecnologia & Defesa publicou que a Base Aérea de Anápolis poderá contar, em breve, com um novo esquadrão a ser formado com os moderníssimos supersônicos Gripen, de fabricação sueca.

Parte dessa aeronaves já se acha em operação no Brasil. A nota dá conta de que o Estado-Maior da Aeronáutica determinou, por meio da Portaria ENAER Nº 10/6SC2, a constituição de um Grupo de Trabalho com o objetivo de elaborar uma Diretriz de ativação do Núcleo do 1º/4º GAV “Esquadrão Pacau” na Base Aérea de Anápolis, no dia 29 de julho de 2024. Atualmente, o Gripen E é operado pelo 1º Grupo de Defesa Aérea, na BAAN.

A mesma notícia está, também, na revista ForçaAérea. Mas, a matéria acrescenta que “apesar de comentários já realizados pela imprensa, estipulando que o esquadrão irá cumprir as missões ar-solo, qualquer conjectura nesse sentido, neste momento, é precoce”.

O Esquadrão Pacau, tradicional unidade de caça da Força Aérea Brasileira e, também, conhecido como a “Sorbone da Caça” (uma alusão à principal universidade de Paris, que funciona desde 1200), pela tarefa que desempenho na especialização dos pilotos de caça, foi criado em 24 de março de 1947 e ativado em 29 de julho daquele mesmo ano na Base Aérea de Fortaleza, no Ceará. A missão era de formar os pilotos de ataque coma utilização dos aviões Lockheed A-28 Hudson e os pilotos de bombardeiro com os North American B-25J Mitchell. Em 1956, porém, uma mudança impactou no rumo da história do esquadrão a partir daquele momento.

Objetivo

O 1º/4º GAV foi transformado em uma unidade de formação de pilotos de caça, tendo recebido, em outubro de 1956, todo o acervo de Republic P-47D Thunderbolt do 2º/5º GAV ‘Esquadrão Joker’ que mantinha essa mesma missão em Natal (Rio Grande do Norte). O Joker, por sua vez, passou a cumprir a tarefa do Pacau usando o B-25J, tendo em vista que o modelo Hudson já havia saído de operação. Naquela época, a frota de P-47D da FAB estava muito desgastada. Os aviões apresentavam seguidas panes, o seu custo operacional era alto e a disponibilidade estava baixa. Além disso, o Thunderbolt era o último caça a pistão em operação na FAB, pois os aviões Curtiss P-40 estavam fora de serviço e o restante das unidades tinha feito a sua transição, em 1952, para o Gloster Meteor F-8 e TF-7.

Em 1956, quando a FAB pensava no substituto, o Departamento de Defesa dos EUA definiu o Lockheed F-80C como o caça que sucederia o P-47 em operação nas nações amigas. Via Military Assistance Program (Programa de Assistência Militar) norte-americano a países aliados, o Brasil receberia 29 Lockheed F-80C (depois 33 com a chegada de mais quatro exemplares) e quatro Lockheed T-33ª, que seriam utilizados ao longo de todo o treinamento, na fase inicial de cada etapa, e na conversão operacional dos futuros pilotos de caça.

Nova proposta

A chegada da era do jato colocou uma nova atribuição ao Esquadrão Pacau que, além da formação de pilotos de caça, passou a cumprir a missões de defesa aérea. Em novembro de 1957 todos os P-47D foram aposentados, sendo a sua missão assumida temporariamente pelos North American T-6. Os primeiros T-33A chegaram em 10 de dezembro de 1956 e, no ano seguinte, foi dado início na conversão dos pilotos brasileiros para o novo vetor, com as instruções ministradas pelo 102nd Mobile Training Unit da Força Aérea dos Estados Unidos. Em 13 de maio de 1958 chegaram os primeiros F-80C, o que possibilitou o início da formação dos pilotos de caça. O Pacau foi o único a receber o F-80C, que, apesar das suas qualidades, foi precocemente desativado na FAB em 1967, sendo substituído pelos AT-33 (TF-33 na designação da FAB) que podiam ser armados com bombas e metralhadoras.

Finalmente, em 1973, os T-33A e AT-33 deram lugar ao Embraer EMB-326GB Xavante (AT-26) continuando a mesma missão. Em 2002, quando o Xavante alcançou estágios mais avançados de obsolescência, com baixos índices de disponibilidade, a FAB decidiu mudar a sua sede de Fortaleza para Natal e concentrou as frotas do 2º/5º GAV que, também, operava o Xavante, e do 1º/4º GAV num único lugar, para facilitar a manutenção e aumentar a operacionalidade.

De 2006 a 2008, sete Atlas Impala Mk.II, de um lote de 22 exemplares do Impala Mk.I e Mk.II, adquiridos da África do Sul pela FAB, para serem usados como fonte de peças de reposição, foram colocados em serviço. Quatro foram operados pelo Pacau, dois permaneceram no Parque de Manutenção de Recife e um foi enviado para o Museu Aeroespacial, no Rio de Janeiro.

Em 22 de novembro de 2010 a unidade foi transferida com os AT-26 Xavante para Manaus. Dias depois, a aeronave foi desativada fazendo a conversão para o F-5EM Tiger II. Naquela localidade, o esquadrão permaneceu até 17 de dezembro de 2021, quando foi desativado às vésperas de completar os seus 75 anos de história.

A confirmação da vinda do Esquadrão Pacau para Anápolis aumenta a importância da Base Aérea local, que já conta com outras unidades, dentre elas, o SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia), importante na defesa do espaço aéreo brasileiro. De forma global, tem-se como certo que outro grande investimentos na aviação militar brasileira acontecerá em curto e médio prazos, com a Base Aérea de Anápolis na composição de toda a sistemática.

Rótulos: BAANBase Aérea de AnápoliscapaEsquadrão PacauFABGAVGripen

Mais Artigos

Imagem: Divulgação

RAT 2025 celebra 94 anos da Aviação de Transporte na Base Aérea de Anápolis 

de Jornal Contexto
12 de junho de 2025
0

Encontro reúne militares para fortalecer doutrina, modernização e integração entre unidades. A Força Aérea Brasileira (FAB) celebrou nesta quinta-feira (12)...

Operação na BAAN mobiliza um grande contingente e aparato militar. Imagem: Reprodução

Base Aérea de Anápolis sedia simulação de guerra real

de Anna Rhaissa
30 de maio de 2025
0

A BAAN sedia um exercício operacional que simula guerra real, reunindo Força Aérea e Exército. Treinamento Conjunto A Força Aérea...

Base Aérea de Anápolis- Portões Abertos- especial Contexto

Especial: Base Aérea abre os portões. Uma história com Anápolis e muitas atrações

de Claudius Brito
7 de setembro de 2024
0

Neste domingo, 8 de setembro, acontece mais uma edição dos Portões Abertos da Base Aérea de Anápolis (BAAN). O evento,...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Fábrica da multinacional Kingspan Isoeste em Anápolis. Foto: Reprodução

    Isoeste inaugura sua maior fábrica na América Latina no Paraguai

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Márcio Corrêa fala sobre “Anápolis na Roda” e faz anúncios em audiência pública

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Empresário anapolino anuncia possível expansão para Paraguai e critica cenário industrial brasileiro

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Brasileira é encontrada sem vida após cair durante trilha no vulcão Rinjani, na Indonésia

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Fraude leva empresa de Anápolis a um prejuízo de R$ 8 milhões

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui