Qual seria a relação entre dinheiro e felicidade? Os dois podem conviver harmoniosamente? Um estudo realizado pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, tentou responder à pergunta que muitos se fazem pelo mundo: dinheiro traz felicidade?
E a resposta foi que há uma relação direta entre as duas coisas. Foram levadas em conta duas pesquisas anteriores desenvolvidas por Daniel Kahneman, em 2010, e por Matthew Killingsworth, em 2021.
A primeira afirmou que o sentimento de felicidade só subia enquanto o salário anual chegava a 75 mil dólares e que, depois, ela estagnava. Já o segundo, não conseguiu identificar o valor certo em que as pessoas paravam de se sentir felizes.
Para resolver essa questão, os dois pesquisadores se uniram com a professora Barbara Mellers e publicaram um novo estudo agora em março de 2023. A conclusão foi que, em média, rendas mais altas estão associadas a níveis cada vez maiores de felicidade.
Ao observar melhor o resultado da pesquisa, ela revela que, dentro dessa tendência geral, um corte dentro de cada grupo de renda mostra um aumento acentuado na felicidade de até 100.000 dólares anualmente e depois se estabiliza. Seria verdade?