Governo de Goiás, através da Saneago, entrega uma moderna estação de tratamento de água, construída em tempo recorde, para somar a outros esforços visando combater a falta de água durante o período de estiagem, que promete ser um dos mais severos dos últimos anos.
Claudius Brito
A Saneago inaugurou no final da manhã desta terça-feira, 03/08, com a presença do governador Ronaldo Caiado, do prefeito Roberto Naves e várias outras autoridades, a Estação de Tratamento de Água (ETA) compacta.
Com investimento na casa de R$ 3,5 milhões, essa nova ETA, faz parte de uma série de iniciativas que a estatal do Governo de Goiás vem adotando para o enfrentamento do período de estiagem, buscando evitar possíveis crises no abastecimento de água para a população.
A ETA Compacta possui todos os recursos que tem uma estação de tratamento de água convencional, porém, é um complexo mais moderno, implantado sobre estruturas pré-fabricadas de aço.
Para se ter uma ideia, essa nova estação levou quatro meses para ficar pronta, desde o início da obra, com as fundações, até a o seu término. Uma ETE normal levaria de 3 a 4 anos para ficar pronta.
Com essa obra, o Sistema Piancó receberá um acréscimo de vazão de mais 150 litros por segundo, em torno de 20% da capacidade instalada.
O presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, durante entrevista coletiva à imprensa, destacou alguns investimentos feitos em Anápolis nos últimos dois anos, investimentos esses que, segundo ele, vão melhorar as condições de o Município enfrentar o período da estiagem, que promete ser uma das mais severas dos últimos anos.
O prefeito Roberto Naves, também em entrevista à imprensa, observou que os investimentos feitos pelo Governo do Estado, por meio da Saneago, vão trazer mais segurança ao abastecimento.
O chefe do Executivo anapolino lembrou que a questão do saneamento foi uma bandeira desde a sua primeira campanha rumo à Prefeitura. Mas, ainda haviam “peças que não se encaixavam”. E, conforme destacou, essas peças foram se encaixando com a eleição de Ronaldo Caiado para o Governo de Goiás e a indicação de Ricardo Soavinski para assumi o comendo da estatal.
Contrato de Programa

A partir de então, Estado e Município abriram o diálogo que resultou na assinatura de um novo contrato, que não é mais um contrato de concessão, mas um contrato de programa, com uma nova modelagem e um protagonismo maior do Município no seu acompanhamento.
Inclusive, foi criada a Agência Reguladora Municipal, que tem como uma de suas principais tarefas, acompanhar e fiscalizar a execução desse contrato.
Naves, entretanto, ponderou que isso não quer dizer que não faltará água, lembrando que no ano passado houve desabastecimento, porém, em grande parte, provocados por falta de energia e não propriamente de água bruta.
“Estamos lutando com todas as nossas forças para que Anápolis não sofra como sofreu no passado com a falta de água”, disse o governador Ronaldo Caiado, lembrando que a Saneago, antes de seu governo, foi alvo de várias operações, entre elas, a Decantação, que revelou um rombo bilionário e levou ex-diretores à prisão.
“A Saneago serviu de balcão de negócios. Hoje estamos moralizando a apresentando resultados. Tem uma gestão responsável”, assinalou Caiado, destacando que outros investimentos importantes foram e estão sendo realizados pela Saneago em Anápolis e no Estado de Goiás.
Barragem

O presidente da Saneago, Ricardo Soavinski adiantou que o estudo hidrológico para a construção de uma barragem no Piancó já ficou pronto e, em princípio, já foi também definido um local onde o barramento deve ser implantado, um pouco acima da estação de captação.
No entanto, o caminho ainda é longo. Agora, a Saneago partir para a fase de licitação e contratação de projetos, havendo, ainda, outras etapas a serem seguidas como, por exemplo, a liberação de áreas, a questão dos licenciamentos ambientais, a definição da modelagem e a licitação e início das obras.


