Em entrevista à Rádio Manchester, Soavinski adiantou que a obra já está em pleno andamento e se refere à ETA principal, não à compacta.
Com a duplicação, a ETA principal, que tem capacidade de tratar em torno de 800 litros por segundo, passará a uma capacidade de tratamento de em torno de 1.500 a 1.500 litros por segundo.
De acordo com o presidente da estatal de saneamento, desde a assinatura do contrato de programa com a Prefeitura de Anápolis, há três anos, o município já recebeu investimentos na casa de R$ 200 milhões.
Com esses aportes, maior parte com recursos próprios da empresa, o Município já atingiu 100% de atendimento urbano no fornecimento de água e já passa de 80% a cobertura de esgoto.
Além dessa ampliação da ETA principal, a implantação da ETA compacta- que injeta mais 150 litros/segundo no sistema por dia- a Saneago realizou um reforço na reservação, de implantação de adutoras e interligações no sistema, implantação de poços artesianos.
Ainda, há em andamento uma obra para aumentar a captação de água bruta no Capivari. E, também, várias obras na parte de esgotamento sanitário.
Barragem
Soavinski informou ainda está em andamento o projeto para a construção de uma barragem no Ribeirão Piancó.
Segundo ele, já foi concluído o estudo hidrológico para, entre outras coisas, determinar o melhor local.
Agora, o projeto está na fase de elaboração de projetos executivos. Contudo, é um projeto complexo e que demanda várias etapas.
Demanda
Durante o encontro com o prefeito Roberto Naves, o presidente da Saneago também conversou sobre o atendimento de novas demandas, que dever surgir a partir da construção de unidades habitacionais para população de baixa renda, através de parcerias com os governos estadual e federal.
O presidente da Saneago salientou que a reunião com o Executivo foi muito importante para ajustar essas necessidades ao planejamento da empresa, para os investimentos necessários.