O 3º Comando Regional da Polícia Militar (3º CRPM), sediado em Anápolis, apresentou um balanço da produtividade anual, com dados comparativos do mês de novembro.
Vale ressaltar que todos os indicadores apresentaram redução. Assim, se essa tendência se consolidar, podemos dizer que tivemos um ano menos violento em Anápolis, sobretudo, graças ao trabalho desenvolvido pelas forças de segurança.
Leia ainda: Operação prende envolvidos em golpe de R$ 10 milhões contra instituição financeira
No grupo dos crimes contra a vida, a estatística do 3º CRPM mostra que o número de homicídios na comparação 2022X2023, teve queda de -46%. O crime de tentativa de homicídio sofreu redução de -27%. Não houve registro de latrocínio, que é caracterizado pelo roubo seguido de morte da vítima.
Ainda, está registrada uma queda de -27% no crime de estupro.
Os dados destacam também os indicadores de roubo, quando há envolvimento de vítima. Neste caso, os roubos a transeuntes caíram -31%. Roubos de veículos, -58%. Roubos em estabelecimentos comerciais e em residências tiveram quedas de -51% e -32%, respectivamente.
Em relação aos furtos (não há envolvimento direto de vítimas na ação), o 3º CRPM registrou queda de -23% nos furtos de veículos. Os furtos em comércio caíram -39%. Já os furtos em residências declinaram -34% e, por fim, os furtos a transeuntes registraram baixa de -43%.
O 3º CRPM é integrado pelo 4º BPM, 28º Batalhão, 37º BPM, 24º CIPM e 47º CIPM, além de unidades especializadas como a CPE e a Força Tática, esta última, criada a partir de um convênio com a Prefeitura de Anápolis.