Nos últimos dias, o consumidor tem se deparado com mais um aumento de preço na economia doméstica. Agora, um dos vilões é o leite, devido, sobretudo, ao período de estiagem que encarece o custo de produção no campo.
Claudius Brito
A cesta de derivados de produtos lácteos sofreu uma variação de 14,83% no mês de julho, em relação ao mês anterior, conforme dados do Boletim Agro em Dados, da secretaria estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
A publicação destaca que essa conjuntura se dá devido ao período de entressafra do leite, num contexto de expressivos aumentos de custos de produção na cadeia produtiva, que acabam impactando no preço praticado ao consumidor.
Segundo, ainda, a publicação, o problema este ano tem se agravado devido à escassez de chuvas, o que prejudica a qualidade das pastagens e aumenta a necessidade de suplementação alimentar com concentrados.
“Assim, verifica-se aumento de custos e preços ao longo de toda a cadeia produtiva”, aponta o estudo.
Comércio exterior
O boletim informa também que, no Brasil, verificou-se uma redução nas exportações e aumento das importações de produtos lácteos, com referência ao mês de maio último.
Com base em dados do Ministério da Economia, a quantidade de leite em pó exportado pelo Brasil, em maio, recuou 42,5% frente ao mês anterior, enquanto as aquisições desse produto de outros países tiveram um incremento de 26,1%.

