VERSÃO FLIP
quinta-feira, 6 de novembro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quinta-feira, 6 de novembro, 2025
Contexto

Estudante de doutorado de Anápolis ganha prêmio ambiental na Itália

de José Aurélio Mendes
16 de abril de 2021
em ESPECIAL!
Reading Time: 3 mins read
0 0
A A
0

Projeto desenvolvido por ela visa melhorar questões de saúde e higiene em 36 escolas municipais da cidade

Carmencita Tonelini Pereira recebeu na Itália o prêmio “Conexão Itália Brasil”, por seu empenho no desenvolvimento do projeto “Lavar na Escola 36 ”. O trabalho foi realizado em cooperação internacional com a Fundação Sipec, Acque Bresciane, CeTAmb e outros parceiros brasileiros. Carmencita, que é de Anápolis, é estudante de doutorado em Metodologias e Técnicas Apropriadas em Cooperação Internacional para o Desenvolvimento da CeTAmb (Universidade de Brescia).

O projeto “Lavar na Escola 36”, com duração de três anos, foi criado para melhorar as condições de saúde e higiene em 36 escolas municipais de Anápolis, através do monitoramento das condições da água, do saneamento e da higiene nos locais. Tudo em nome de um recurso escasso e estratégico como a água, já que 25% da população mundial já se encontra em situação de estresse hídrico, ou seja, com dificuldade concreta – senão impossibilidade – de usar água de qualidade. Isso, apesar do fato de que a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o acesso à água limpa e segura um direito essencial para a vida e a dignidade humana desde 2010.

Carmencita já havia implantado com sucesso um primeiro projeto em 2018, pela Fundação Sipec e CeTAmb LAB, beneficiando 12 escolas em Anápolis. Ela criou um sistema de tratamento de esgoto em uma escola rural de Anápolis, onde surgiu uma grave contaminação da água pela bactéria Escherichia coli. A escolha recaiu sobre uma bacia de evapotranspiração; um tanque impermeabilizado que representa uma tecnologia ecológica e de baixo custo. O sistema permite tratar águas residuais, reciclar água e, graças às bactérias “boas”, produzir micronutrientes para as plantas que crescem por cima do tanque, neste caso as bananeiras que também produzem alimentos. As últimas análises mostram que a contaminação, que no início do projeto atingia 58% dos locais, desapareceu.

Ações futuras

Nas próximas etapas, Acque Bresciane se comprometerá a financiar o trabalho de um educador ambiental, na ação educativa das crianças por meio de três histórias em quadrinhos (sobre os temas: água, lixo e higiene) e outros materiais, no fornecimento de dispensadores e sabonete, mas também na área técnica, com a criação de um aplicativo que permite monitorar o sistema de gerenciamento de filtros.

Com a Fundação Sipec, Acque Bresciane vai trabalhar a reabilitação de três nascentes, realizando um estudo de viabilidade, uma campanha de sensibilização e plantação de 1.500 árvores, bem como a criação de material de vídeo. A Fundação Sipec também cuidará da publicação final do projeto.

“O precioso apoio de Acque Bresciane ao projeto “Lavar na Escola 36” terá um impacto positivo, pois será possível replicá-lo em 36 escolas em três anos e desenvolveremos boas práticas educacionais, visando o fornecimento de água tratada melhorar as condições de vida dos alunos e melhorar as condições de infraestrutura de saneamento básico. Isso fará a diferença para mais de 15 mil crianças ”, concluiu Carmencita.

Rótulos: capa

Mais Artigos

Centro de Convivência dos Idosos- Prefeitura de Anápolis- Divulgação

Dia do Idoso: curiosidade dessa população de Anápolis no Censo de 2022

de Claudius Brito
1 de outubro de 2025
0

Em 14 de dezembro de 1990, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 1º de outubro como o...

Copom- Polícia Militar de Goiás

A “primeira voz” da Polícia Militar, quase cinquentona, é referência para segurança

de Claudius Brito
19 de setembro de 2025
0

Um chamado chega ao COPOM, o Centro de Operações da Polícia Militar de Goiás, via 190. Na linha está o...

Distrito Agro Industrial de Anápolis

Anápolis já mira desafios na atração de investimentos com fim da guerra fiscal

de Claudius Brito
5 de abril de 2025
0

Pode não ser para já. Mas dentro de algum tempo, a reforma tributária, aprovada no final de 2023, começará a...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Imagem: Gerada por IA.

    ChatGPT não poderá mais fornecer orientação médica ou jurídica

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • TJGO escolhe nova desembargadora, de Anápolis, para vaga deixada por Carlos França

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Cura da calvície? Soro promete estimular crescimento capilar em 20 dias

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Professor agride aluno após surto em escola militarizada de Goiás

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Saiba por que o 7 é considerado o número da perfeição, segundo a Bíblia

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui