O objetivo do Circuito Ambiental é proporcionar aos alunos uma experiência prática com elementos do meio ambiente e ensinar sobre a importância dos recursos naturais e sua preservação. Emanuelle Leal, estudante da Escola Municipal Deputado José de Assis, compartilha sua experiência positiva: “Participar do Circuito Ambiental foi uma das melhores experiências que tive até agora porque, além de aprender sobre os tipos de solo, rios e lagos, a gente pôde conhecer sobre vários tipos de animais na prática. E isso só me deu mais ainda a certeza de que eu quero ser uma médica veterinária quando crescer”.
Leia também: Viveiro de Anápolis aguarda chegada da chuva para plantar mudas
O Circuito Ambiental é organizado pelo Núcleo de Educação Ambiental (NAE) da UniEvangélica, em colaboração com a Prefeitura de Anápolis e as redes estadual e particular de educação. Na visita aos laboratórios de solos e biodiversidade da UniEvangélica, os alunos têm a oportunidade de manipular espécies disponíveis no local, tanto a olho nu quanto com o auxílio de microscópios. Temas como o mosquito Aedes Aegypti e a dengue são abordados durante as atividades.
Giovana Tavares, coordenadora do NAE, destaca a importância de trabalhar o projeto com as crianças e adolescentes para desenvolver uma reflexão crítica sobre problemas ambientais locais e globais, contribuindo assim para a formação de indivíduos com responsabilidade socioambiental.
O Circuito Ambiental inclui uma visita guiada a espaços institucionais denominados “Estações”, como laboratórios de Informática, Química, Biodiversidade e Usinas Fotovoltaicas. Durante a visita, são abordados temas como pegada ecológica, clima e mudanças climáticas, descarte de lixo e conservação da biodiversidade.
No primeiro semestre, estão previstas visitas de aproximadamente 400 estudantes de diversas escolas municipais, incluindo a Escola Municipal Clóvis Guerra, Cora Coralina, Dr. Adahyl Lourenço Dias, Jahir Ribeiro Guimarães, Jerônimo Vaz, Manoel Gonçalves da Cruz, Raimunda de Oliveira Passos e Realino José de Oliveira, de acordo com o cronograma estabelecido.
Comentários 2