Obra é uma das mais aguardadas dentro do novo contrato de programa firmado entre a Saneago e o Município, no final de fevereiro do ano passado
O estudo hidrológico realizado pela Saneago, com o objetivo de identificar possíveis locais para a implantação da barragem no Ribeirão Piancó, já apontou uma área em condições de abrigar o empreendimento, considerado fundamental para que Anápolis tenha aí pelos próximos 30 anos, mais garantia quanto ao abastecimento de água potável.
Segundo informou o gerente regional da Saneago em Anápolis, Davi José de Araújo Filho, em entrevista à Rádio Manchester, na manhã desta terça-feira, 23/03, a referida área está localizada a cerca de 1 quilômetro acima da captação existente e dentro dos limites do Município. Outros estudos devem ter sequência, inclusive, no sentido de determinar a altura do barramento, se de 20 ou 30 metros.
É mais um passo em direção ao investimento que é o mais importante e aguardado dentro do novo contrato de programa que foi firmado entre a concessionária e o Município, no final de fevereiro de 2020, ou seja, pouco mais de um ano.
Soente essa obra tem previsão de investimento na casa de R$ 125 milhões, conforme destacou Davi José. Ele observou que o início da obra da barragem está previsto para 2024, com previsão de conclusão em 2028.
Hoje, a captação é feita em nível de fio de água, com a mesma sendo levada aos canais de bombeamento, não sendo considerada como uma reservação.
Nesta terça-feira (23), inclusive, conforme antecipado pela empresa, grande parte da cidade ficou total ou parcialmente desabastecida em razão de uma manutenção na comporta da barragem do Piancó, além de outros serviços preventivos como a limpeza no poço de sucção e da caixa de areia na captação.
No ano passado, Anápolis não sofreu desabastecimento por falta de água no Piancó. O produto faltou por outras razões, como manutenções, problemas pontuais nas redes e reservatórios, no sistema em si e, principalmente, em consequência da falta de energia. Mas não se chegou a situações mais críticas, ao ponto de exigir o revezamento ou racionamento no consumo.
Licitação
O sistema de abastecimento de água de Anápolis também com a interligação de 17 poços artesianos ao Sistema Piancó. A Saneago, inclusive, divulgou no Diário Oficial do Estado um aviso de licitação, aberto à participação exclusiva de microempresas e empresas de pequeno porte para a aquisição de materiais e/ou equipamento de marcas qualificadas pela própria empresa.
As empresas interessadas em participar, poderão se inscrever através do sistema “Licitações-e” do Banco do Brasil, no site: www.licitacoes-e.com.br. Neste mesmo endereço, está disponível o edital do certame, com todas as informações. O limite de acolhimento de propostas será até às 8 horas do dia 08 de abril próximo. O pregão ocorrerá no mesmo dia, às 9 horas.