A ex-secretária estadual de Educação em Goiás, professora Raquel Teixeira, que hoje está à frente da mesma pasta, no governo de Eduardo Leite, fez um relato da situação em entrevista à Rádio Manchester, na manhã desta segunda-feira (20/05).
A secretária informou que, hoje, mais de 190 mil alunos da rede estadual no Rio Grande do Sul estão sem previsão de retorno às salas de aula.
Isso, em decorrência do fato que muitas unidades de ensino foram totalmente destruídas. Em algumas delas, até a documentação dos estudantes foram levadas nas enchentes.
Contudo, de acordo com Raquel Teixeira, levantamento realizado pela secretaria aponta que já foi possível, mesmo diante das adversidades, o retorno de 62% das escolas e de 64% dos alunos.
Segundo ela, uma reunião com o governador Eduardo Leite irá definir sobre o funcionamento de “escolas de campanha” no estado.
Reconstrução
Para mais adiante, informou Raquel Teixeira, um grupo de estudo já vem fazendo o planejamento para a reconstrução de escolas, dentro de um novo conceito arquitetônico e também em áreas mais seguras.
Dentro, ainda, do cenário atual, a secretária destaca que uma frente de psicólogos e pedagogos está atuando em apoio à comunidade escolar.
A situação é complexa, porque muitos professores e servidores, também perderam suas casas nos alagamentos.
Leia também: Doações na UniEVANGÉLICA chegam a 30 toneladas
Raquel Teixeira exaltou o apoio e a solidariedade que o Rio Grande do Sul tem recebido de todos os estados brasileiros, inclusive, Goiás.
“É muito bonito esse apoio e uma oportunidade de aprendermos sobre amor, solidariedade, união e coragem”, pontuou a secretária.
Raquel Teixeira foi secretária da educação em Goiás, no governo de Marconi Perillo. Ela é natural de Goiânia e, desde 2021, integra a equipe do governador Eduardo Leite.
Comentários 1