VERSÃO FLIP
domingo, 29 de março, 2026
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
domingo, 29 de março, 2026
Contexto

Ex-vereador dá nome a unidade de saúde na Vila Jaiara. Unidade reforça rede de atendimento

de Claudius Brito
26 de agosto de 2024
em Anápolis
Reading Time: 3 mins read
0 0
A A
1

O Centro Médico da Jaiara, inaugurado na manhã desta segunda-feira, 26/8, leva o nome de um político que deixou seu nome na história da cidade: José Vieira da Silva. Pessoa simples, foi vereador por quatro mandatos e, mesmo sem exercer cargo público, continuou com a sua missão de ajudar a população da Jaiara, através do Hospital Materno Infantil.

José Vieira também foi membro da Sociedade São Vicente de Paulo. Era vicentino, como o também ex-vereador José Borges, que faleceu recentemente.

Na Câmara Municipal, José Vieira criou a Comenda Henrique Santillo, como forma de reconhecer o legado de seu “padrinho” político, que foi prefeito, governador, ministro e ocupante de várias outras funções públicas relevantes.

Um nome de peso, portanto, para a nova unidade de saúde que tem ao seu alcance uma população de pelo menos 51 mil pessoas.

E uma manhã marcada pela emoção da viúva e a filha do homenageado, Maria José e Aline Vieira, respectivamente. E, nas palavras da primeira-dama e deputada estadual Vivian Naves, um momento para fechar com chave de ouro a celebração dos 76 anos da Vila Jaiara.

A unidade

Conforme foi explicado na entrega do equipamento público pelo prefeito Roberto Naves e o secretário municipal de Saúde, Aladim Batista Nepomuceno Júnior, o Centro Médico José Vieira irá funcionar de forma mista, ou seja, como Unidade de pronto Atendimento e como Unidade Básica de Saúde.

Como uma UPA, a unidade terá atendimento 24 horas, contando, para isso, com suporte de estabilização de pacientes. Haverá equipes específicas para esse tipo de atendimento.

Já como Unidade Básica de Família, o Centro Médico terá suporte de uma equipe do programa de Estratégia da Família (antigo PSF), alé de suporte em enfermagem, exames básicos laboratoriais.

A expectativa é que a unidade atenda mensalmente em torno de 3 mil pessoas. Além da Jaiara, vários bairros adjacentes na região serão contemplados.

Com isso, será também possível reduzir a pressão do atendimento que fica concentrada na UPA Alair Mafra, na região Sul, do outro lado da cidade. E a população da região Norte, por sua vez, não terá que fazer esse deslocamento longo, a não ser quando for de fato necessário.

Leia também: Município tem mais de 200 mil pessoas que se declararam pardas, segundo o IBGE

Para o vice-prefeito Márcio Cândido, as ações da atual gestão na área de saúde estão trazendo uma mudança de conceito e de cultura. “Estamos mudando a história da saúde em Anápolis”, enfatizou.

Durante o seu discurso, Roberto Naves exaltou a liderança de José Vieira na Jaiara e, também, a luta dele para manter o Hospital Materno Infantil.

“José Vieira honrou tudo o que fazia e o que se esperava dele”, pontuou Naves.

Joé Vieira chegou à Câmara Municipal em 1982 e depois se reelegeu mais três vezes para exercer o cargo. Ele faleceu no dia 15 de junho último. A denominação do Centro Médico se deu através de um projeto aprovado por unanimidade na Câmara Municipal.

Lideranças e autoridades inauguram o novo equipamento público de saúde
Centro Médico funcionará com Pronto Atendimento e como Unidade Básica
Rótulos: capa

Mais Artigos

Um encontro de fé e de celebração. Imagem: Divulgação

Caminhada ecológica marca 80 anos das Irmãs Franciscanas de Allegany

de Letícia Jury
28 de março de 2026
0

O evento ocorre no dia 19 de abril, às 8 horas, com saída do Parque Ipiranga, no bairro Jundiaí As...

Foto: Ricardo Stuckert

Lula cumpre agenda em montadora de veículos e em laboratório de Anápolis

de Claudius Brito
26 de março de 2026
0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou a manhã desta quinta-feira (26), participando de anúncios de investimentos do setor...

Jordane Costa da Mota. Imagem Reprodução

Justiça concede medida protetiva a advogada após denúncias de perseguição e importunação por colega de profissão

de Jornal Contexto
25 de março de 2026
0

Decisão judicial impõe restrições a advogado denunciado em Goiânia A Justiça concedeu medida protetiva à advogada Jordane Costa da Mota...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Tempestades colocam Anápolis em alerta com risco de ventos fortes e descargas elétricas

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Anápolis e o início de um novo ciclo imobiliário

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Congresso de Gestores de Clínicas ganha destaque nacional e tem liderança goiana à frente do movimento

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Colégio Antesina Sant´Anna: 100 anos fazendo parte da história de Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Câmara realiza extra com pauta polêmica envolvendo a advocacia de Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui