José Vieira também foi membro da Sociedade São Vicente de Paulo. Era vicentino, como o também ex-vereador José Borges, que faleceu recentemente.
Na Câmara Municipal, José Vieira criou a Comenda Henrique Santillo, como forma de reconhecer o legado de seu “padrinho” político, que foi prefeito, governador, ministro e ocupante de várias outras funções públicas relevantes.
Um nome de peso, portanto, para a nova unidade de saúde que tem ao seu alcance uma população de pelo menos 51 mil pessoas.
E uma manhã marcada pela emoção da viúva e a filha do homenageado, Maria José e Aline Vieira, respectivamente. E, nas palavras da primeira-dama e deputada estadual Vivian Naves, um momento para fechar com chave de ouro a celebração dos 76 anos da Vila Jaiara.
A unidade
Conforme foi explicado na entrega do equipamento público pelo prefeito Roberto Naves e o secretário municipal de Saúde, Aladim Batista Nepomuceno Júnior, o Centro Médico José Vieira irá funcionar de forma mista, ou seja, como Unidade de pronto Atendimento e como Unidade Básica de Saúde.
Como uma UPA, a unidade terá atendimento 24 horas, contando, para isso, com suporte de estabilização de pacientes. Haverá equipes específicas para esse tipo de atendimento.
Já como Unidade Básica de Família, o Centro Médico terá suporte de uma equipe do programa de Estratégia da Família (antigo PSF), alé de suporte em enfermagem, exames básicos laboratoriais.
A expectativa é que a unidade atenda mensalmente em torno de 3 mil pessoas. Além da Jaiara, vários bairros adjacentes na região serão contemplados.
Com isso, será também possível reduzir a pressão do atendimento que fica concentrada na UPA Alair Mafra, na região Sul, do outro lado da cidade. E a população da região Norte, por sua vez, não terá que fazer esse deslocamento longo, a não ser quando for de fato necessário.
Leia também: Município tem mais de 200 mil pessoas que se declararam pardas, segundo o IBGE
Para o vice-prefeito Márcio Cândido, as ações da atual gestão na área de saúde estão trazendo uma mudança de conceito e de cultura. “Estamos mudando a história da saúde em Anápolis”, enfatizou.
Durante o seu discurso, Roberto Naves exaltou a liderança de José Vieira na Jaiara e, também, a luta dele para manter o Hospital Materno Infantil.
“José Vieira honrou tudo o que fazia e o que se esperava dele”, pontuou Naves.
Joé Vieira chegou à Câmara Municipal em 1982 e depois se reelegeu mais três vezes para exercer o cargo. Ele faleceu no dia 15 de junho último. A denominação do Centro Médico se deu através de um projeto aprovado por unanimidade na Câmara Municipal.