Nos últimos dois anos, o Brasil foi inundado por uma série de novidades, que continuam aparecendo e mudando o cenário do país. Afinal, se retrocedermos quatro anos, estávamos noticiando que os elétricos desembarcariam em breve no Brasil e que “talvez” conseguissem fazer uma pequena mudança em um nicho específico de mercado. Ledo engano. Hoje vemos marcas de elétricos e eletrificados fincadas em solo nacional, se preparando para continuar inundando o mercado, agora com veículos fabricados aqui.
Até mesmo em uma área difícil de entrar, devido à fidelidade dos clientes, que é o mundo das camionetes, algumas marcas resolveram trazer suas representantes. Cada uma conta com características que, dizem os fabricantes, a fazem destacar no mercado. Vejamos:
JAC HUNTER
A JAC Motors está importando a JAC HUNTER, uma camionete equipada com motor 2.0 turbodiesel de 191 cv de potência e 46,9 kgfm de torque. O câmbio automático é da confiável marca ZF, com oito marchas. Sua tração possui três opções: 4X2, 4X4 High e 4X4 Low. O veículo já foi lançado em nosso mercado a um preço de R$ 239.900,00 (duzentos e trinta e nove mil e novecentos reais). Pela robustez apresentada e preço sugerido, pode competir tranquilamente com as demais do mercado.
BYD SHARK – A ÚNICA CAMIONETE HÍBRIDA
Outra novidade, mas com uma proposta diferente, é a SHARK, a camionete híbrida da BYD, lançada no final do mês passado. Com porte avantajado, a camionete vem ocupar um espaço inexistente, o de um utilitário híbrido. Seu motor a combustão, um 1.5 turbo, movido somente a gasolina, entrega 183 cavalos. Ela também possui dois motores elétricos, um dianteiro e outro traseiro, o que proporciona uma potência combinada de incríveis 437 cavalos. Essa potência leva o veículo, que não é leve (2.710 kg), de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos.
Carregada de tecnologia, incluindo tração integral e head-up display, possui internamente um espaço generoso, principalmente para os passageiros do banco traseiro, que contam com saída de ar-condicionado. A BYD oferece uma garantia longa: são 6 anos sem limite de quilometragem (sistema elétrico PHEV + baixa tensão + chassi) e, para a bateria Blade, 8 anos sem limite de quilometragem. O preço, salgado, é de R$ 379.800,00 (trezentos e setenta e nove mil e oitocentos reais).
TRILHA DO SORRISO
Por falar na BYD SHARK, ela e os modelos já tradicionais, mas que passaram por mudanças radicais nos últimos tempos, estarão à disposição para test drive neste final de semana no evento beneficente Trilha do Sorriso, que acontece no sábado, dia 9, a partir das 8h30, no Parque de Exposição Agropecuária de Anápolis. Várias serão as atrações, como passeios em jeeps off-road com as crianças da Pestalozzi, APAE e Casa Joana, exposição de veículos antigos, UTVs e veículos campeões do Rally dos Sertões. As marcas GWM, Toyota, Ford, Citroën, Peugeot e BYD estarão expondo seus veículos e demonstrando toda a capacidade fora de estrada de seus representantes nas trilhas preparadas pelo organizador do evento, o JECA – Jeep Esporte Clube Anápolis. Será um dia dedicado ao off-road e aos 4×4 em nossa cidade, e nós do @motorecia não podíamos ficar de fora.
Além de auxiliar o JECA na organização do evento, estaremos lá durante todo o dia. Não percam essa oportunidade única no ano, a 4ª Edição da TRILHA DO SORRISO. E não esqueça, leve 5 quilos de alimentos não perecíveis para ajudar os necessitados.
Caso você tenha alguma colaboração para nossa coluna, @motorecia_, envie através do Insta e teremos o prazer de responder. Sigam-nos pelo Insta no @motorecia_. Todos os dias um novo conteúdo.
Até a próxima semana.
Redes sociais:
- Instagram: @motorecia
- TikTok: @mecpodcast
- Youtube: Motorecia