As soluções tecnológicas que serão apresentadas à Expoind 2025 – Feira de Fornecedores de Tecnologia e Soluções para Indústria de Goiás, que será realizada de 29 de outubro a 1º de novembro, no Centro de Convenções de Goiânia, vão além do incremento da produtividade industrial.
Entre os seus mais de 70 expositores, estão soluções que pensam no futuro, mas que também buscam resolver desafios de hoje, como uma produção sustentável e a inclusão de pessoas.
O evento é aberto ao grande público e tem entrada gratuita, bastando se inscrever pelo endereço: https://web.eventogyn.com.br/event/ficgoias25/site/content/inscricoes

Cão-robô
Cenas, que num passado não muito distante, só víamos em filmes de ficção científica ou no famoso desenho animado “Os Jetsons”, na Indústria 4.0 elas acontecem de verdade já há algum tempo, com as pessoas convivendo e interagindo tranquilamente com máquinas e robôs inteligentes.
Quem for à Expoind 2025 poderá conferir de perto esses robôs que hoje fazem muito mais do que empilhar caixas nas indústrias.
Um dos expositores que irá trazer novidades em relação ao uso da robótica na indústria será a empresa Autho Distribuição, que atua no segmento de automação industrial, oferecendo soluções completas em parceria com grandes marcas como Festo e Omron.
A companhia com sede na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, irá apresentar na feira em Goiânia o Spot, um cão-robô que faz inspeção industrial e colaborativo com o uso com humanos, teremos também o robô AMR, um robô autônomo capaz de se deslocar dentro de um ambiente sem necessidade de trilhos, fios ou marcações fixas.
O Spot é um cão-robô da Boston Dynamics que é conhecido por sua mobilidade e capacidade de realizar tarefas complexas. Ele pode ser controlado por um tablet, operar em terrenos irregulares e carregar uma carga de até 14kg.
Tecnologia de reaproveitamento
Ainda falando em tecnologia, a agroindústria brasileira, em especial a goiana, tem avançado significativamente no sentido de adotar processos e técnicas, que não só potencializam a produção agrícola, seja de grãos ou proteína animal, mas também agregam valor a esses produtos ou subprodutos.
Uma dessas técnicas é o rendering animal, que é um processo de reciclagem sustentável que transforma subprodutos animais, como gorduras, ossos e proteínas não consumidos, em novos produtos úteis.
O Grupo Rendering, um dos expositores da Expoind, é referência em sustentabilidade e tecnologia no setor de rendering animal, atuando na reciclagem e transformação de subprodutos de origem animal provenientes de frigoríficos de bovinos, aves e peixes.
Acessibilidade
A inovação na indústria também prevê a inclusão de pessoas. É por isso que entre os mais de 70 expositores da Expoind 2025 estará a Cavi Acessibilidade, empresa com sede em Curitiba (PR) e que a 15 anos fornece soluções para a acessibilidade e por meio de produtos e serviços específicos, transformando ambientes laborais em espaço acolhedores e seguros para portadores de necessidades especiais (PdCs).
Automação
A Rtep Soluçoes Industriais está instalada em Aparecida de Goiânia desde 1993. Além de fazer distribuição de peças de maquinário industrial, a empresa desenvolve projetos de integração de máquinas, especialmente nas áreas de paletização e empacotamento, trazendo automação e eficiência para essas operações.

Na Expoind, eles levarão braços robóticos que podem ser utilizados nestas operações e, na sede da empresa, será possível conhecer esta e outras soluções de automação industrial. A empresa leva estas soluções para todo o Brasil, sendo GO, SP e MG seus maiores mercados.
Gestão das águas
Outra empresa que estará presente na Expoind trazendo soluções de sustentabilidade é a Pura Engenharia Sustentável, que é especializada na elaboração e manutenção de sistemas de tratamento de água e efluentes para indústrias.
A empresa de Goiânia, fundada pelo engenheiro ambiental Túlio Salatiel, trabalha com um dos ativos ambientais mais valiosos nos dias de hoje: água, recurso cuja a indústria responde pela terceira maior demanda hídrica nacional (9,4%), conforme dados Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
“A atuação da nossa empresa está diretamente relacionada com a conservação das nossas águas devido às nossas soluções de tratamento e reúso dentro das indústrias”, esclarece o sócio-diretor da empresa.
Com informações e imagem da Assessoria de imprensa para Expoind 2025
Leia também: Caravana da Coca-Cola confirma parada em Anápolis!




