No próximo sábado, 22, a Galeria de Artes Antônio Sibasolly apresenta duas exposições que marcam a inauguração de suas novas salas de exposição.
Os eventos “Sobre nós” e “Abaixo do sol, acima da terra” apresentam trabalhos exclusivos de artistas anapolinos. A iniciativa faz parte da programação em comemoração aos 116 anos de Anápolis e busca valorizar a produção artística local.
Ampliação do espaço expositivo
A parceria entre a Prefeitura de Anápolis e a Associação dos Amigos da Galeria de Artes Antônio Sibasolly possibilitou melhorias no prédio, situado na Praça Bom Jesus, no centro da cidade. Com um investimento de aproximadamente R$ 60.000,00, a galeria expandiu seu espaço expositivo com a criação de uma nova sala no térreo, com 87 m², e uma sala de 16 m² no primeiro andar, voltada para a exibição de trabalhos em pequenos formatos. Além disso, foram realizadas melhorias na reserva técnica do espaço cultural e nos banheiros masculino e feminino, reforçando o compromisso da gestão municipal com a valorização da cultura local e o fomento às artes visuais da região.
Exposição coletiva “Sobre nós”
A mostra “Sobre nós” foi organizada pela Secretaria de Integração via Galeria de Artes Antônio Sibasolly e reúne um grupo diversificado de 24 artistas anapolinos. Essa exposição é considerada uma das mais importantes dos últimos anos e proporciona um panorama abrangente da produção artística local, abrindo espaço para uma ampla diversidade de linguagens, técnicas e recursos utilizados pelos artistas para expressarem suas visões do mundo. Nela, encontramos artistas de diferentes gerações, desde os precursores das artes visuais em Anápolis até jovens talentos que alcançaram reconhecimento regional e nacional.
Exposição individual “Abaixo do sol, acima da terra”
Nessa exposição individual, o artista anapolino Valdson Ramos apresenta um conjunto de obras fruto de sua pesquisa iniciada em 2015. A série “Ver Ícone” marcou o início desse trabalho, retomando as investigações com a técnica de assemblage e seus desdobramentos. As obras de Ramos são fortemente impregnadas de iconografia religiosa, em especial a católica, e seus desenhos feitos com água benta, vinho canônico e aquarela buscam refletir sobre o uso político da religiosidade como instrumento de opressão e manipulação. A exposição também apresentará os trabalhos premiados “Você Primeiro” e “Conhecereis a Verdade”, que receberam reconhecimento no 1º Salão Nacional de Arte Contemporânea de Goiás, realizado em 2022.
Contribuição para a cultura anapolina
Fundada em 1982, a Galeria de Artes Antônio Sibasolly tem desempenhado um papel significativo no desenvolvimento da cultura em Anápolis. Em média, o espaço recebe cerca de 1300 visitantes por mês durante suas temporadas expositivas. Além disso, é responsável por organizar o Salão Anapolino de Arte, considerado um dos mais importantes do Brasil em seu segmento. Sua relevância se estende para além de Goiás, alcançando outros estados brasileiros e promovendo a interação e disseminação das tendências nas artes visuais do Planalto Central.
Serviço
- Lançamento das exposições: “Sobre nós” e “Abaixo do sol, acima da terra”
- Local: Galeria de Artes Antônio Sibasolly – Centro Cultural Ulysses Guimarães, Praça Bom Jesus, nº 101, Anápolis
- Data: 22 de julho
- Horário: 19h
- Período de visitação: 24 de julho a 22 de setembro, das 8h às 12h e das 14h às 17h30
- Entrada gratuita