A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou o Processo Seletivo para profissionais de nível superior interessados em prestar serviço militar voluntário, em caráter temporário, para os anos de 2024/2025. Os selecionados serão alocados em diversas Organizações Militares (OM) em capitais brasileiras e outras cidades do Território Nacional.
Leia também: Banco de Brasília (BRB) anuncia concurso com 200 vagas com inicial de R$ 10mil
As oportunidades abrangem diversas áreas, incluindo Quadro de Oficiais do Reserva de 2ª Classe Convocados do Grupamento Técnico (QOCon Tec), Magistério (QOCon Tec MAG), Grupamento de Segurança e Defesa (QOCon Tec SED), Grupamento de Médicos (QOCon MED) e Grupamento de Farmacêuticos, Dentistas e Veterinários (QOConFDV). Todos os quadros são para Convocação, Incorporação e Cadastramento em Banco de Dados.
Os voluntários devem atentar-se aos documentos necessários para comprovação dos Requisitos Específicos e dos Parâmetros de Qualificação, além da realização de Exames Médicos conforme exigido. É recomendado que os candidatos antecipem a realização desses exames, avaliações e laudos médicos a serem apresentados na Concentração Inicial, conforme estipulado no Aviso de Convocação.
Ao serem incorporados, os convocados serão declarados Oficiais e incluídos no Quadro de Oficiais da Reserva de Segunda Classe Convocados, com direito à remuneração mensal e demais benefícios a partir da data de incorporação.
A seleção dos candidatos seguirá o edital do certame, disponível no site oficial do processo seletivo. As etapas incluem entrega de documentos, validação documental, avaliação curricular, concentração inicial, inspeção de saúde, avaliação psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, concentração final e habilitação à incorporação.