Medida mais severa foi confirmada pela empresa nesta quarta-feira, 26. Com as mudanças, perfis que postarem esse tipo de conteúdo terão as publicações restritas
Em um anúncio feito nesta quarta-feira, 26/5, o Facebook confirmou que irá punir os perfis que compartilharem alegações falsa com alcance reduzido em todos os seus posts.
Anteriormente, a empresa já tinha anunciado que os posts considerados falsos já seriam penalizados pelo algoritmo da rede social. Com a mudança, um perfil que compartilhar esse tipo de conteúdo diversas vezes terá todas as publicações restritas.
Na prática, isso significa que um usuário pode não publicação visível no post de notícias. A rede social considera conteúdo falso aquele que foi checado por um de seus parceiros após denúncias dos usuários. No Brasil, a iniciativa de avaliar os posts começou em 2018.
A plataforma, no entanto, não detalhou a partir de quantos conteúdos falsos compartilhados a penalidade será aplicada, alegando que isso poderia ajudar pessoas mal intencionadas a driblar seus sistemas.
Com o tempo, o alcance do perfil volta ao normal, caso a pessoa deixe de publicar links checados – a rede também não detalhou qual é o período para isso acontecer.