Volta das sessões ordinárias na Câmara Municipal marcada por informações falsas que tumultuam processo político
O retorno do calendário de sessões ordinárias na Câmara Municipal de Anápolis, na última semana, foi marcada por debates acalorados acerca de algumas questões, como a eleição para a composição do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Debates acalorados, diga-se de passagem, são comuns nos parlamentos, que são casas onde, efetivamente, demandas da sociedade e assuntos políticos são colocados à discussão.
Contudo, nem sempre a propagação dos debates ocorridos no Legislativo Municipal têm a interpretação devida e, muitas vezes, aparece quem quer apagar fogo com gasolina.
Foi, ao que tudo indica, o que ocorreu no episódio envolvendo a Mesa Diretora e o vereador Delcimar Fortunado (Avante).
Uma denúncia chegou ao corregedor da casa, o vereador Jakson Charles (PSB), dando conta de que o seu colega Delcimar, que estaria insatisfeito por não ter sido conduzido à presidência do Conselho de Ética, teria informações contra as gestões passada (vereador Leandro Ribeiro-PP) e atual (Domingos Paula- PV) da Mesa Diretora.
O vereador corregedor assinalou que, chegada a denúncia, o procedimento seria (e foi feito) de ouvir a parte envolvida, no caso, o vereador Delcimar, que afirmou não ter feito nenhuma denúncia e não ter nenhum documento como fora mencionado. Segundo ele, se o tivesse, faria pelos meios legais como a Polícia Federal, a Polícia Civil, o Ministério Público.
Para o presidente, Domingos Paula, é preciso que essa questão seja alvo de uma investigação, para se saber “onde estão fazendo esse ato antidemocrático contra o Legislativo”.
O presidente anterior, Leandro Ribeiro lamentou que a Câmara tenha que dedicar sessões que deveriam ser utilizadas para debater o desenvolvimento da cidade, “sermos pautados por blog que tem de vender fake News para comprar almoço, comprar janta”.
O corregedor, Jakson Charles, complementou que ao longo de seus mandados, jamais viu uma situação como a ocorrida agora.
Voltando à questão da denúncia, o vereador Delcimar Fortunato reiterou que não fez nenhuma denúncia e que as informações são “mentirosas”.
Jakson Charles narrou que foi acusado de repassar informações ao blog. Ele disse que se houver qualquer contato seu com o tal blog para repassar informações falsas, renunciaria ao mandato.
O vereador Policiais Federal Suender (PRTB) defendeu que talvez seria necessário auditar os contratos da Mesa Diretora. O ex-presidente Leandro Ribeiro convidou o colega para que, usando de sua prerrogativa, faça a fiscalização.


