Uma família que mora na cidade de Market Weighton, no Reino Unido, viaja quase 10 mil quilômetros até o Brasil para realizar consultas com dentista por preços mais baixos. O valor do tratamento lá, por volta de mil libras (cerca de 6.200 reais) em clínicas particulares chega a ser de apenas 50 libras (cerca de 310 reais) em São Paulo, contou Stuart Woodmansey, de 43 anos.
Etapa do Campeonato Goiano de Kart reúne mais de 60 pilotos
Ele explica que a esposa, Kedma, que é brasileira, não consegue se registrar para um atendimento junto ao seu filho pequeno Jacob no serviço público de saúde do Reino Unido desde quando chegou àquele país, em 2017. Segundo o jornal Daily Mail, a área de odontologia do NHS enfrenta uma crise, sendo a única que opera atualmente no país com um orçamento menor que o de dez anos atrás, o que leva os britânicos a enfrentarem longas filas por um agendamento na rede pública.
— Não consigo agendar uma consulta na nossa região, estou tentando há anos. Tenho que ir ao Brasil quando estamos de férias. Depois de pagar por um voo, cerca de 600 a 700 libras, o dentista no Brasil cobra apenas cerca de 50 libras por visita. Sai muito mais barato do que 1.000 libras para tratamento particular aqui — disse Stuart ao jornal inglês The Sun.