Mensagens serão enviadas para pacientes que utilizam medicamentos contínuos, reforçando a importância da adesão ao tratamento.
Pacientes que utilizam medicamentos contínuos pelo programa Farmácia Popular começarão a receber alertas via WhatsApp, caixa postal e aplicativo Gov.br. A ação busca incentivar a adesão ao tratamento e reduzir os riscos associados à interrupção de medicamentos essenciais.
O primeiro envio de mensagens será destinado a pessoas diagnosticadas com hipertensão que realizaram apenas três retiradas de medicamentos nos últimos 12 meses. Ao todo, cerca de 3,5 milhões de pessoas estão nessa condição, sendo que 270 mil receberão as mensagens iniciais como teste da efetividade do programa.
Os lembretes também serão enviados para alertar pacientes sobre a retirada de medicamentos para diabetes, vacinação e agendamento de consultas médicas com especialistas, garantindo que tenham acesso contínuo aos serviços de saúde oferecidos.
Segurança e privacidade
Para evitar fraudes, as mensagens enviadas pelo governo terão um selo azul de verificação da plataforma Meta no WhatsApp, garantindo sua autenticidade. Além disso, informações podem ser conferidas no aplicativo Gov.br e no site oficial do Ministério da Saúde.
A iniciativa permite que os cidadãos escolham se desejam continuar recebendo alertas sobre seus tratamentos. Esse modelo de comunicação direta facilita o acompanhamento médico e reforça a importância da continuidade dos cuidados de saúde, evitando complicações decorrentes da interrupção de medicamentos essenciais.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.