Se aproxima o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF. Será, sem dúvida, um evento jurídico que vai chamar atenção do Brasil e de outros países. Em Anápolis, o prefeito Márcio Corrêa busca força tarefa contra furtos de fios e vandalismo.
Força-tarefa

O prefeito Márcio Corrêa (PL) propõe uma força-tarefa com a atuação das forças de segurança públicas, sobretudo, as polícias civil e militar, no sentido de coibir e combater o furto de fios em espaços públicos como praças, parques e canteiros de avenidas.
O chefe do Executivo anapolino também conclama a população a tomar parte dessa força-tarefa, ajudando a denunciar os meliantes que causam prejuízos ao erário e aos próprios cidadãos e cidadãs.
Somente no último mês, cerca de 12 praças e parques foram alvo dos criminosos. Além disso, a intenção é também fazer o cerco aos receptadores, pois só existe o furto porque, obviamente, tem que pague pelo material para revender e ter lucro fácil em detrimento do prejuízo da sociedade.
“Precisamos punir quem pratica esse crime”, frisa Márcio Corrêa.
Julgamento do ano

Neste mês de setembro, o ex-presidente deve ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Será, sem dúvida, um julgamento que vai atrair a atenção não só do Brasil e dos brasileiros, mas de outros países.
As acusações que pesam contra o ex-presidente são de:
– Organização criminosa armada;
-Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
-Golpe de Estado;
-Dano qualificado pela violência e grave ameaça;
– Deterioração de patrimônio tombado.
O que a defesa e o próprio Bolsonaro negam e vão negar, novamente, na Corte, apelando pela absolvição, é claro. A expectativa é que esse julgamento transcorra por ao menos duas semanas. Isso a depender de vários fatores.
Mas, certamente, vai ter muito holofote voltado para essa batalha jurídica histórica.
Tem tempo!

O ex-vereador e suplente de senador Hélio Araújo concedeu entrevista à Rádio Manchester e, nela, ele afirmou que o presidente regional do PL, senador Wilder Morais, deve ser candidato à sucessão de Ronaldo Caiado (UB), nas eleições do ano que vem.
E ele espera que o prefeito Márcio Corrêa siga a liderança da legenda. Só que Márcio tem grande proximidade com o emedebista Daniel Vilela, vice-governador e também virtual candidato à governadoria e, claro, é um nó que ele vai ter de desatar. Ou, talvez, não.
Isso porque a política é dinâmica e muita coisa ainda está por acontecer. Então, é ter muita calma nessa hora.
Aliás, não há motivo para colocar essa questão na ordem do dia, porque a gestão do município, nesse ano não eleitoral, é muito mais importante. Ou, não?
Julgamento de Denarium

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu o julgamento que envolve a cassação dos mandatos do governador reeleito de Roraima, Antonio Denarium (PP)- que é anapolino-, e de seu vice, Edilson Damião (Republicanos), por abuso de poder político e econômico nas Eleições Gerais de 2022.
A paralisação ocorreu em razão da antecipação de pedido de vista pelo ministro André Mendonça, logo após o voto da relatora, ministra Isabel Gallotti, pela confirmação da decisão regional.
No entanto, ao encerrar o voto, a ministra determinou a execução imediata do julgado, independentemente da publicação do acórdão, com a saída de Antonio Denarium e Edilson Damião dos cargos de governador e vice-governador.

- Sou preparado para enfrentar a luta. Sou preparado para ir às consequências de um debate político”. Frase do governador Ronaldo Caiado (UB), para reafirmar que ele não teme embate com o PT.
- O desembarque do Dr. Walter Vosgrau no PSD, claro, levanta especulações sobre a sua participação nas eleições do ano que vem. Será que ele vai encarrar as urnas. Ou será mais um “soldado” do partido?
- E continua o quiproquó envolvendo os vereadores Luzimar Silva (PP) e Elias do Nana (PSD). A baixaria envolve palavras de baixo calão. Infelizmente, o debate político desce a esse nível.
- Na segunda-feira, primeiro dia do mês de setembro, a Câmara Municipal retoma as atividades de plenário. Logo, deve chegar à Casa a proposta do Orçamento do Município para o ano de 2026.
- É a peça orçamentária que vai efetivamente guiar os rumos da gestão do prefeito Márcio Corrêa, no ano que vem.
- Aguarda sanção da governadoria, projeto de lei do deputado Amilton Filho (MDB) que institui o Dia da Juventude Empreendedora, em nível estadual. O objetivo do projeto é o de promover a conscientização sobre a importância do empreendedorismo juvenil para o desenvolvimento econômico e social do Estado.
Leia também: Anápolis passa de 420 mil habitantes. Em 10 anos, cresceu quase uma Inhumas