VERSÃO FLIP
domingo, 17 de agosto, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
domingo, 17 de agosto, 2025
Contexto

Festival de Cinema terá muita programação para o final de semana

de Redação
11 de junho de 2022
em Cultura
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0
foto de reprodutor de cinema iluminando tela
Além de mostras competitivas, evento contará com filmes convidados e apresentações artísticas

O 9º Anápolis Festival de Cinema (AFC) vai até o dia 13 (segunda-feira), com exibições no Instituto Federal de Goiás (IFG) – Campus Anápolis e atividades em diferentes espaços da cidade.

Oficinas e encontro de cineclubes levam formação para o setor audiovisual e as exibições em escolas cativam o público infantil. Esta é uma realização da Art Vídeo e Prefeitura de Anápolis, com recursos da Lei Aldir Blanc da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do edital de Festivais e Eventos de Arte da Lei Aldir Blanc pelo Governo de Goiás.

Goiás: número de óbitos por dengue este ano já supera 2021

Além da exibirão de filmes, na abertura terá espetáculo teatral e uma homenagem póstuma ao cineasta Carlos Cesar Santos, conhecido como Cesinha, uma referência audiovisual em produções de publicidade, TV e cinema, com participação ativa desde a primeira edição do AFC, que morreu em junho do ano passado. A programação tem formato híbrido.

Cesinha, falecido em 2021

“Iremos para além do presencial, disponibilizando o acesso aos filmes, rodas de conversa e outras ações através do site”, explica a secretária municipal de Integração Social, Esporte e Cultura, Andrea Lins.

Mostras competitivas

As três mostras competitivas na grade de exibição (“Curta Anápolis”, “Curta Goiás” e “Curta Nacional”) estarão disponíveis online no site do evento nos dias do Festival.

O filme de abertura será o contemplado pelo Prêmio Incentivar da 8ª edição do AFC, que é o curta “Choveu há pouco na montanha deserta”, de Rei Souza, já selecionado em festivais de referência no país, como a Mostra de Tiradentes, e premiado no Fica 2021. O filme de encerramento é o longa “Vermelha”, do diretor Getúlio Ribeiro, que venceu a mostra competitiva de longas da Mostra de Tiradentes, em 2019.

As escolas municipais receberão a mostra infantil nas manhãs e tardes de sexta-feira, 10, e segunda, 13. O 8º Encontro Anápolis de Cineclubes (EAC) realizará uma programação no sábado, 11, voltada para a preparação de cineclubistas e público interessado na escrita de projetos para ações e manutenção de cineclubes. O EAC tem o apoio da União de Cineclubes de Goiânia. Os diálogos com os diretores das três mostras competitivas estão marcados para o domingo, 12, em transmissão online.

Oficinas

Duas formações chegam para qualificar realizadores e pessoas que querem aprender sobre a arte cinematográfica e a imagem. “Esta é uma parte fundamental do festival em que fomentamos novos talentos no audiovisual local, como também marcamos o evento como referência na difusão do fazer cinema”, explica a diretora de Cultura, Nabyla Carneiro. Com o nome “Ouver imagens: do ouvido pensante à narrativa sonora”, a oficina parte da sensibilidade da percepção auditiva do participante e vai para a montagem de uma paisagem sonora da produção de filmes. O ministrante é Guile Martins, destacado pesquisador e montador que há 18 anos tem seu trabalho premiado em filmes de destaque nacional.

A oficina “Imagem em Movimento – Iniciação a imagem animada” vai nas origens das imagens em movimento e sequenciais, com conceitos e experimentos dos dispositivos que deram origem ao cinema. Quem ministra esta formação é o artista plástico, curador e gestor cultural João Angelini, que desde 2005 tem sido selecionado e premiado em mostras de arte no país, com destaque para o Anima Mundi, em 2009.

Para conhecer toda a programação, basta acessar www.anapolisfestivaldecinema.com.br.

9º Anápolis Festival de Cinema
  • Data: de 9 a 13 de junho
  • Horários, datas e programação no site www.anapolisfestivaldecinema.com.br
  • Principais locais:
  • Exibições: Teatro do Instituto Federal Goiano (Av. Pedro Ludovico, Residencial Reny Cury)
  • Oficinas e Workshops: Galeria de Artes Antônio Sibasolly (Praça Bom Jesus, 15, Centro); Auditório da Escola de Música de Anápolis (Rua 14 de julho, esquina com Av. Goiás, Centro)
Rótulos: Anápolis Festival de CinemacapaculturaCurta AnápolisCurta NacionalFestival de Cinemaoficinas

Mais Artigos

Foto: Paulo de Tarso

Batalha de Rimas em Duplas agita o Teatro Municipal nesta quarta-feira (13)

de Anna Rhaissa
13 de agosto de 2025
0

A Casa Hip Hop apresenta a Batalha de Rimas – Modalidade Duplas, reunindo 16 MCs ranqueados da cidade em uma...

Show de humor será nesta sexta-feira, 08. Imagem: Divulgação

Nilton Pinto e Tom Carvalho voltam aos palcos com espetáculo em Anápolis

de Redação
6 de agosto de 2025
0

A dupla Nilton Pinto e Tom Carvalho volta aos palcos em uma temporada única no Teatro Municipal de Anápolis. Com...

Imagem: Divulgação

Espetáculo “A Larva da Pêra” estreia com entrada gratuita em Anápolis

de Anna Rhaissa
30 de julho de 2025
0

O Grupo Histrionus estreia o espetáculo “A Larva da Pêra”, com dramaturgia de Everton Augusto e direção de Walace Oliveira....

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • @White House/Donald Trump_2025/ Wikimedia Commons

    A Teoria do Louco – Por Samuel Vieira

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Perseguição inusitada entre policial e criança motorizada viraliza na internet; assista ao vídeo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Homem com dores nos mamilos descobre lâmina alojada há oito anos; veja fotos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Evento da Casa da Amizade reúne especialistas e reforça combate à violência contra a mulher

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Começa o período de reprodução dos escorpiões. Veja como se proteger

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui