O evento acontece no viaduto da Av.Brasil e contará com apresentações musicais, feira, projeção e muita música!
Completando 12 anos de história em 2022, o festival Paralelo Sonoro retorna depois de dois anos de pandemia. Com o fortalecimento do cenário da música autoral goiana como foco, o evento trará apresentações musicais, shows, oficinas, intervenções artísticas, feiras e conferências. Para este ano, o festival ocorre em quatro datas distintas, sendo a primeira já neste fim de semana, nos dias 21 e 22 de maio, no viaduto da Avenida Brasil.
Para Nowhah Luiza, organizadora do evento, há três desafios nesta edição do Paralelo Sonoro. O primeiro é um que faz parte da missão da realização: “ser vitrine para artistas locais, fomentar e consolidar um mercado da música autoral na cidade e construir propostas de ampliação do circuito estadual de cultura”. Os outros dois desafios dizem respeito à ocupação da cidade e a retomada das invenções culturais que são aliadas do desenvolvimento econômico, social e da democratização dos espaços, da arte e da cultura.
Governo Federal sancionou e bula digital de medicamentos vira lei
São previstas 20 apresentações no palco do Paralelo Sonoro, com 16 sendo selecionadas através de seletiva aberta ao público. Os artistas concorrem a seis vagas para a apresentação final do festival, marcada para agosto e que trará nomes nacionais para a festa. Dentre os jurados que vão avaliar as bandas, estão João Lucas, produtor do festival Vaca Amarela; Vitor Cadillac, superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura estadual; e Pedro Toschi, músico e colaborador do Coletivo Pequi e Joana Dark.
Festival de muita história
A primeira edição do festival Paralelo Sonoro aconteceu em 2009 recebendo inúmeros grupos e bandas. Velho Cerrado, Flavio Robbie, Evening, Lady Lanne, Chapéu di Paia, Novos Vinis e Santillo Rock são alguns dos grupos que passaram pelo palco do festival nesses 11 anos de fruição artística e musical.
Nomes do cenário nacional também marcaram presença nestes 12 anos, como BNegão e seletores de Frequência, Fresno, Boogarins, Pablo Vittar, Gabriel Pensador, Carne Doce, Móveis Coloniais de Acaju, Francisco El Hombre, além dos internacionais como Perrosky (Chile) , Kumbia queers ( Argentina) , Billy Pilgrim (EUA), Papier Tigre (França).
Programação
Sábado 21/05
- 15h – Starzi
- 16h – Daniel Jesus
- 16h30 – Sadis Duo
- 17h – Verona Stranger
- 17h30 – Rural Killers
- 18h – Barabad Jones
- 18h30 – 3.600 Smiles
- 19h – Project Blues Band
- 19h30 – Lucas Lanne e a Locomotiva
- 20h – Amanda Canto Violado
- 20h30 – Arquirival (artista convidado)
- 21h – Os Cabra de Bigode + Bloco de percussão (artista convidado)
Domingo 22/05
- 15h – Roda de conversa
- 16h – Verbo da Vida Rap
- 16h30 – Oz4
- 17h – Ted Wlly
- 17h30 – Raffa Cirqueira
- 18h – Flethy
- 18h30 – Terra Incógnita
- 19h – Adôis
- 19h30 – Lucas Sena
- 20h – Búfalos no Laranjal (artista convidado)
- 21h – Moscoles (DF) (artista convidado)