Cientistas japoneses desenvolvem remédio capaz de regenerar dentes perdidos, testes começaram em 2024 e lançamento até 2030.
Pesquisadores do Japão estão prestes a revolucionar a odontologia com um medicamento que promete regenerar dentes perdidos. Liderados por Katsu Takahashi, do Hospital Kitano, em Osaka, a equipe descobriu que a proteína USAG-1 impede o crescimento dentário. Ao desativar essa proteína, os cientistas conseguiram estimular a formação de novos dentes em testes com animais, abrindo um horizonte promissor para quem sofre com a perda dentária.
Os primeiros testes em humanos ocorreram em outubro de 2024 no Hospital Universitário de Kyoto, com 30 adultos saudáveis, focando em avaliar a segurança e a dosagem do medicamento. Para 2025, a equipe planeja testar o remédio em crianças de 2 a 7 anos diagnosticadas com anodontia congênita, uma condição rara que impede o desenvolvimento de dentes.
Se os resultados forem positivos, o remédio poderá estar disponível para o público até 2030, possivelmente substituindo os implantes dentários como solução para a perda de dentes.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.