Por Roberto Naves, Prefeito de Anápolis
Sensação boa é termos a oportunidade de falar do que a gente gosta, de quem a gente gosta e, principalmente, levar adiante as nossas experiências positivas para que possam ser replicadas pelo mundo afora. Este é o sentimento que trago após a visita que realizamos à cidade de Barcelona.
Por lá, participamos de diversas reuniões de trabalho, em agendas divididas em duas vertentes principais: Os projetos da Prefeitura voltados aos nossos jovens em estado de vulnerabilidade e o olhar de Anápolis para a inovação e tecnologia.
Dentro da primeira vertente, tivemos a oportunidade de apresentar os trabalhos realizados em Anápolis, através de projetos e programas focados nas áreas da educação e do desenvolvimento social e, por óbvio, os resultados obtidos a partir destas ações. Projetos como o “Aprendiz Anápolis”, “Graduação”, “Interação”, “Educa Anápolis” e o Programa de Qualificação Profissional receberam destaques em nosso painel. Todos possuem um ponto em comum: o amparo social com um foco no incentivo à Educação e na Qualificação Profissional.
Do mesmo modo, tivemos como objetivo buscar novas ideias e conhecer novas práticas de indução ao empreendedorismo, além de nos conectarmos com ideias modernas e atrair a atenção de empresários para conhecerem a nossa cidade e se tornarem potenciais investidores em Anápolis. Dentro da programação da Smart City Expo World, o maior evento de cidades inteligentes do mundo, Anápolis teve papel de destaque através das experiências desenvolvidas pela nossa gestão. Porém, mais que contar um projeto de sucesso, fomos buscar lá fora outras inovações que podem ser aplicadas em Anápolis, utilizando a tecnologia para melhorar a vida dos anapolinos.
Detran vai leiloar mais de 9 mil veículos em Goiás
Ainda com foco na inovação, tecnologia e empreendedorismo, fomos conhecer uma das maiores incubadoras do mundo e a principal da Catalunha, a D Factory, um local inspirador e um modelo a ser seguido pelo nosso Ceitec. Trata-se de um espaço privilegiado para o empreendedorismo, as startups, mas também para o desenvolvimento de novos produtos e modelos de negócios, ação que ocorre pela parceria que a incubadora mantém com empresas do setor privados de diversos segmentos.
Em outra frente de trabalho, tivemos a oportunidade também de realizar uma agenda de interação com lideranças políticas da região da Catalunha. Em uma das oportunidades, fomos recebidos pelo prefeito Lluis Mijoler, da cidade de El Prat, que assim como Anápolis possui um potencial logístico privilegiado, uma vez que abriga o Aeroporto e o Porto de Barcelona. Da mesma maneira, fomos recebidos pela Ministra de Direitos Sociais, Violant Cervera, onde trocamos experiências sobre os nossos programas sociais, sobretudo no atendimento aos jovens em situação de vulnerabilidade, desde o atendimento visando a segurança alimentar até o encaminhamento a projetos de qualificação profissional e encaminhamento ao emprego. Ensinamos muito, aprendemos ainda mais.
Ao longo destes dias, realizamos palestras e apresentações a representantes governamentais e de entidades, além de empresários de diversos países da Europa, apresentando as potencialidades da nossa cidade. Com a retomada pós-covid, há um claro desejo dos investidores europeus em ampliar e diversificar investimentos internacionais. Muitos deles possuem uma visão otimista quanto ao Brasil. Nós tivemos, portanto, a chance de colocar Anápolis em seus radares e explanar as vantagens de investir em nossa terra e em nossa gente.
Retornamos a Anápolis com o otimismo e a disposição renovada por constatar que, aos olhos do mundo, nossa cidade tem a mesma visão de encantamento que nós, que aqui vivemos, mantemos sobre ela. Trata-se de uma cidade vibrante, em franca evolução sustentável, com um povo trabalhador que diariamente dá a sua contribuição nesta construção e com potencial de se desenvolver como os grandes centros. Mantemos o nosso foco em Anápolis, mas ficamos cada mais com os olhos atentos para o mundo e para as oportunidades de desenvolvimento da nossa cidade.