Os parques abrem das 8 às 17 horas e é obrigatório fazer o registro na entrada
Durante o feriado da Semana Santa, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) reforça as normas para visitação aos parques estaduais de Goiás. O acesso é gratuito e visitantes individuais não precisam de agendamento. É fundamental estar preparado, levando água, lanche leve, roupas adequadas, boné, calçado fechado, protetor solar e repelente.
A Semad recomenda seguir todas as sinalizações internas e orientações dos funcionários dos parques. Não é permitido colher flores, frutos, ou pedras, nem alimentar ou incomodar animais. Todo lixo produzido, inclusive orgânico, deve ser levado de volta pelo visitante. A entrada com animais domésticos é proibida, exceto para cães-guia, assim como fazer fogueiras, utilizar aparelhos sonoros (exceto fones de ouvido), ou instalar placas sem autorização da administração.
Parques abertos
Os parques estaduais administrados pela Semad funcionam das 8h às 17h. O registro de entrada é obrigatório, pois facilita a identificação em situações de emergência. Entre os destinos mais visitados estão o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, dos Pireneus, Altamiro de Moura Pacheco, Águas do Paraíso e Terra Ronca, ideais para trilhas, bicicleta, piqueniques e observação de fauna e flora.
Ao todo, Goiás conta com 24 unidades de conservação sob gestão da Semad, sendo 14 de proteção integral (como parques e estação ecológica) e dez de uso sustentável (áreas de proteção ambiental, floresta estadual e área de relevante interesse ecológico). Unidades de proteção integral permitem apenas uso indireto dos recursos naturais, enquanto as de uso sustentável buscam compatibilizar conservação com atividades econômicas de baixo impacto.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.