O Governo Brasileiro confirmou nesta quinta-feira (03) que uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) deve fazer o resgate de brasileiros que estão sendo evacuados da Ucrânia.
A operação, por determinação da Presidência da República, será coordenada pelos Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores (MRE).
O avião, modelo KC-390 Millennium, tem previsão de decolar de Brasília na tarde da próxima segunda-feira (07/03) com destino a Varsóvia, na Polônia, onde os cidadãos devem embarcar para o Brasil.
Do Brasil, a aeronave vai transportar 11,5 toneladas de material de ajuda humanitária às vítimas do conflito. Durante o trajeto, serão realizadas paradas técnicas em Recife (PE), Cabo Verde e Lisboa.
A chegada de volta ao Brasil está prevista para a manhã de quinta-feira (10/03).
Desde o início dos conflitos, o Governo Federal, por meio do MRE e de suas Embaixadas em Kiev e em outros países do Leste Europeu, já apoiou a saída de mais de 100 brasileiros.
O Itamaraty informa que continua a prestar assistência consular a brasileiros que estejam na região.
Força do bem
As aeronaves KC-390 Millenium são sediadas na Base Aérea de Anápolis e já foram utilizadas em diversas missões especiais, como por exemplo o transporte de equipamentos e medicamentos durante o período da pandemia.
A Base Aérea de Anápolis também foi destaque em ações especiais da FAB, logo no início da pandemia, quando recebeu um grupo de brasileiros repatriados de Wuhan, na China, onde ocorreu o primeiro epicentro do coronavívus. (Com informações do Governo Federal- https://www.gov.br)