Durante recente entrevista coletiva à imprensa, o prefeito Márcio Corrêa anunciou a instituição de uma força-tarefa para apurar possíveis irregularidades no programa municipal GraduAção, que concedia bolsas de estudo em nível universitário.
O programa está suspenso, visto que, segundo informou o próprio prefeito, o pagamento não estava sendo efetivado às instituições de ensino.
Além disso, há indicativo de que pessoas de bom poder aquisitivo estariam sendo contempladas. A iniciativa, ao contrário, tinha objetivo de contemplar pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
A força-tarefa deve mobilizar esforços da própria Prefeitura de Anápolis, através da área social, o Ministério Público e os órgãos de controle, no caso, seria o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
Márcio Corrêa disse na entrevista que não é contra o programa, que seria louvável, na sua opinião, se o município tivesse boa saúde financeira.
No cenário atual, pontuou, não tem como a Prefeitura deixar de investir na educação básica e investir na educação superior, que é atribuição federal.
Após essa força tarefa, deve ser definido o que deve ser feito em relação aos estudantes que, de fato, estavam no programa em conformidade com as exigências previstas na sua regulamentação.
Leia também: Centro de Anápolis: mais tempo para mudanças serem projetadas