FORD EVEREST NO BRASIL
Notícias divulgadas pelo BF///MS no Instagram relatam que a Ford está testando no Brasil a Everest. A Everest é um SUV que compartilha a plataforma da Ranger. Ela é produzida na Argentina e já há algum tempo a Ford estava cogitando entrar neste segmento amplamente dominado, no Brasil, pela Toyota SW4. Aliás, o domínio da Toyota SW4 é tamanho que, se pegarmos as vendas do primeiro trimestre deste 2024, ela sozinha vendeu mais que o dobro das próximas cinco colocadas no ranking, que são: Mitsubishi Pajero Sport (437 emplacamentos); Volvo XC90 (277 emplacamentos); Land Rover Range Rover (207 emplacamentos); Chevrolet TrailBlazer (188 emplacamentos) e a sexta no ranking do trimestre, Land Rover Discovery com 186 emplacamentos. Bem conhecida em outros mercados, a Ford nunca teve uma representante deste segmento no Brasil. Aos amantes, é torcer pela bela concorrente.
5 MINUTOS DE CARGA PARA 250KM
E a evolução que tanto estamos falando aqui em nossa coluna e no @motorecia_ (no Instagram), para os veículos elétricos, está a cada dia mais acelerada. A chinesa NIO, uma startup fabricante de veículos elétricos fundada em 2014 que já em 2020 era líder em postos de recarregamento de baterias, possuindo mais de 215 mil espalhados pela Europa e Ásia, prometeu lançar baterias de incríveis 900V para seus veículos. Conforme a NIO, essas baterias possibilitam que, com apenas 5 minutos de carga, o veículo consiga trafegar por mais de 250km.
ALUGUEL DE BATERIAS PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS
Continuando nas novidades da NIO, o que mais chamou a atenção nesse fabricante foi a notícia que ele já iniciou o processo de aluguel de baterias para veículos elétricos. Ou seja, o proprietário compra o veículo sem baterias e faz um plano de aluguel mensal. O ideia da empresa é inclusive, substituir as baterias sem carga em postos de troca por outras carregadas e cobrar pela carga, o que reduziria substancialmente o tempo de espera dos usuários. Será que começamos a ver uma luz no fim do túnel a fim de que os veículos elétricos não se desvalorizem muito em pouco tempo e muito menos tenham uma vida útil curta por conta do vício nas baterias?
RANKING DE VENDAS DE VEÍCULOS
Nesse primeiro trimestre de 2024, a indústria automotiva no Brasil está com um desempenho bom, apesar de o fechamento do mês de março ter ficado 5,7% menor que o mesmo mês do ano anterior. Vamos aos números:
1° – VW Polo ———– 11.943
2° – Fiat Strada ——– 9.990
3° – Chevrolet Onix — 7.753
4° – Fiat Argo ———– 6.850
5° – VW T-Cross ——- 5.462
6° – Hyundai HB20 —- 5.288
7° – Nissan Kicks ——- 5.034
8° – Chevrolet Tracker – 4.711
9° – Fiat Mobi ———— 4.658
10° – VW Saveiro —— 4.607
FIAT SEGUE NA LIDERANÇA
Apesar de ter sido a primeira colocada no ranking de veículos, a Volkswagen não obteve o mesmo desempenho quando se olha em termos de empresas. Nesse ranking, a Fiat foi a primeira colocada emplacando 36.113, a Volkswagen foi a segunda com 30.817 e a terceira colocada foi a GM com 21.289 emplacamentos.
BYD EM 10° LUGAR
Apesar de ser uma empresa que não deveria (teoricamente) aparecer no ranking de vendas de veículos, a chinesa BYD surpreendeu novamente. Ela aparece em 10° lugar com 6.100 veículos emplacados. A Honda, vem logo abaixo em 9° lugar com 6.369, ou seja, apenas 269 emplacamentos à frente da BYD. Os recordes batidos pela Mini Dolphin, certamente influenciaram para essa posição.
Gostou do conteúdo? Nos siga nas redes sociais @motorecia_. Você também pode enviar sugestões de novos assuntos a serem abordados na coluna Motor e Cia. Até a próxima semana.
Gostou do conteúdo? Nos siga nas redes sociais @motorecia_ . Você também pode enviar sugestões de novos assuntos a serem abordados na coluna Motor e Cia. Até mais.
Curta diariamente MotoreCia_, nas redes socias.
Até a próxima semana.
Redes sociais:
Instagram: @motorecia
TikTok: @mecpodcast
Youtube: Motorecia
Comentários 3