Nova tecnologia sustentável entra em testes práticos contra o Aedes aegypti
Lançamento contará com as presenças do Secretário-Adjunto de Estado da Saúde de Goiás, Sérgio Alberto Cunha Vencio, do Prefeito de Anápolis, Márcio Corrêa, e da Secretária Municipal de Saúde, Jaqueline Gonçalves Rocha de Oliveira.
Nesta quarta-feira, 21 de janeiro, às 14h, a Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA fará o lançamento oficial e o treinamento para o uso de um fotolarvicida sustentável inovador de combate à dengue.
Anápolis foi escolhida para a realização de testes práticos em campo com esta tecnologia, que é fruto de uma cooperação entre a UniEVANGÉLICA e a Universidade de São Paulo (USP).
O produto, desenvolvido na USP (São Carlos) e em colaboração com a UniEVANGÉLICA, será avaliado em fase 3 (estudo em campo). O projeto conta com o financiamento do Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG/SES-GO) para a avaliação em campo.
O evento ocorrerá no mini auditório do Edifício Daisy Fanstone e contará com a presença de pesquisadores da USP São Carlos, do Secretário-Adjunto de Estado da Saúde de Goiás, Sérgio Alberto Cunha Vencio, e do Prefeito de Anápolis, Márcio Corrêa, além de secretários e demais autoridades institucionais e municipais.
A iniciativa marca o início do uso de uma formulação fotolarvicida à base de curcumina microencapsulada, capaz de eliminar larvas do Aedes aegypti com eficiência 57 vezes superior aos métodos convencionais e impacto ambiental reduzido.
Detalhes do evento
O QUE: Lançamento e treinamento da tecnologia fotolarvicida (projeto UniEVANGÉLICA/USP).
QUANDO: Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026.
HORÁRIO: 14h.
ONDE: Mini auditório do Edifício Daisy Fanstone – UniEVANGÉLICA.
Sobre a pesquisa
A nova tecnologia utiliza a técnica de spray-drying para criar tabletes que, em contato com a luz solar, ativam propriedades letais contra a larva do mosquito da dengue, mantendo efeito residual por até 27 dias.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.




