Anápolis de ontem e de hoje pelos registros do fotógrafo e historiador Claudiomir Gonçalves
Rua Antônio Carlos (1934), atual Rua Manoel D´Abadia. À direita, sede da prefeitura municipal na época e, em seguida o Cine Áurea, fundado em 1933. Logo a frente outra sala de cinema, o Cine Goyanaz, fundado em 1929 no lugar do Cine Bruno, primeiro cinema fundado em 1923. No local, funcionou, a partir de 1933, a Lojas Pernambucanas e também a primeira sede do Clube Lítero-Recreativo Anapolino, atual CRA. Toda essa área descrita é hoje ocupada pelo Hotel Itamaraty.
Banco Hypotecario e Agrícola do Estado de Minas Gerais, inaugurado em Anápolis em 15 de janeiro de 1934. A agência se localizava na esquina da Rua 7 de Setembro com a Travessa Barão do Rio Branco. O prédio era alugado do Sr. Pedro Alexandrino. Dentre os funcionários, estavam o gerente Fausto Rosa, Miguel Serraf, Ítalo Naghetini e Odilardo Carvalho. Essa agência teria sido fundada no então distrito de Vianópolis (1928) até a sua transferência para Anápolis.
Ate 1931, a Rua Aurora era chamada de Rua 12 de Outubro. Em data não localizada, passou a homenagear o General Joaquim Ignacio Baptista Cardoso, ajudante de ordens do Marechal Floriano Peixoto e avô do ex-presidente Fernando Henrique. Na foto nota-se que a terceira casa exibe um letreiro onde é possível ler “Casas Pernambucanas” fundada em 1931 e que para gerencia-la veio o Sr. Jonas Duarte.