VERSÃO FLIP
quarta-feira, 20 de agosto, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quarta-feira, 20 de agosto, 2025
Contexto

Fragmentos da História – 856

de Claudiomir Justino Gonçalves
24 de junho de 2022
em Artigo
Reading Time: 2 mins read
0 0
A A
0
Colégio Estadual José Ludovico de Almeida
Histórico da Criação
O ponto inicial que marcou o nascimento do Colégio Estadual “José Ludovico de Almeida” foi o anteprojeto de lei, apresentado pela professora Francisca Miguel à câmara municipal de Anápolis, no ano de 1948.

Depois de sancionada a lei nº. 69 de 30 de junho de 1948, pelo prefeito Carlos de Pina, instalou-se em 02 de junho de 1948 o Ginásio Municipal de Anápolis, tendo como diretor o Bacharel em Direito, Benedito Lourenço Dias, a partir desse momento o ginásio passa a funcionar nas dependências do grupo escolar Antensina Santana no período noturno.

O ginásio municipal de Anápolis preencheu uma grande lacuna existente no ensino de Anápolis, favorecendo o ingresso de grande número de alunos carentes, sobretudo, daqueles que trabalhavam durante o dia.

Em 16 de Março de 1950 foi autorizado, por portaria do Ministério da Educação e Cultura nº. 180, o funcionamento do curso científico. Não possuindo instalações capazes de abrigar esse curso nem corpo docente credenciado e capaz de ministrar as aulas, foi celebrado entre o Estado através da Secretaria de Educação e a direção do Colégio São Francisco de Assis, um convênio para que esse Educandário ministrasse as aulas do curso científico, a partir de 1951, nas dependências do Colégio São Francisco de Assis.

É pela portaria n° 79, de 17 de Setembro de 1958 que o Colégio passa a se denominar Colégio Estadual “José Ludovico de Almeida”, nome dado em homenagem ao então Governador José Ludovico de Almeida. A sessão solene de inauguração do prédio próprio realizou-se no dia 21 de Setembro de 1958 com a presença de uma grande parte da comunidade anapolina e goiana que compareceram para prestigiar o evento.

Colégio Estadual José Ludovico de Almeida Histórico da Criação O ponto inicial que marcou o nascimento do Colégio Estadual “José Ludovico de Almeida” foi o anteprojeto de lei, apresentado pela professora Francisca Miguel à câmara municipal de Anápolis, no ano de 1948. Depois de sancionada a lei nº. 69 de 30 de junho de 1948, pelo prefeito Carlos de Pina, instalou-se em 02 de junho de 1948 o Ginásio Municipal de Anápolis, tendo como diretor o Bacharel em Direito, Benedito Lourenço Dias, a partir desse momento o ginásio passa a funcionar nas dependências do grupo escolar Antensina Santana no período noturno. O ginásio municipal de Anápolis preencheu uma grande lacuna existente no ensino de Anápolis, favorecendo o ingresso de grande número de alunos carentes, sobretudo, daqueles que trabalhavam durante o dia. Em 16 de Março de 1950 foi autorizado, por portaria do Ministério da Educação e Cultura nº. 180, o funcionamento do curso científico. Não possuindo instalações capazes de abrigar esse curso nem corpo docente credenciado e capaz de ministrar as aulas, foi celebrado entre o Estado através da Secretaria de Educação e a direção do Colégio São Francisco de Assis, um convênio para que esse Educandário ministrasse as aulas do curso científico, a partir de 1951, nas dependências do Colégio São Francisco de Assis. É pela portaria n° 79, de 17 de Setembro de 1958 que o Colégio passa a se denominar Colégio Estadual “José Ludovico de Almeida”, nome dado em homenagem ao então Governador José Ludovico de Almeida. A sessão solene de inauguração do prédio próprio realizou-se no dia 21 de Setembro de 1958 com a presença de uma grande parte da comunidade anapolina e goiana que compareceram para prestigiar o evento.

Resquícios e fragmentos da história de Anápolis, pelas mãos do fotógrafo e historiador Claudiomir Gonçalves (@anapolisnarede)

Av. Xavier de Almeida, 1952. A atual avenida Xavier de Almeida surgiu no final do século XIX e nos primórdios foi chamada de Av. Padre Cunha. Mas já em 1903 teve seu nome alterado para Av. Dr. Xavier de Almeida em homenagem ao político goiano, nascido na capital Goiás em 1871 e que assumiu o Governo da Província no período de 1901 a 1905, exerceu ainda os cargos de Secretário de Interior e Justiça e Deputado Federal. A via possui esse nome apenas no trecho entre as praças das Mães e Americano do Brasil. A foto é do acervo do MHABC e o autor não é conhecido.
Praça Santana, 1953. O Largo de Sant´Anna surgiu praticamente junto com o povoado de Antas, em meados do século XIX, mas ainda sem denominação. A partir da construção da Capela de Sant´Anna em 1871, o povoado cresceu no seu entorno e se consolidou. Com o passar do tempo e o crescimento do povoado, o local se tornou o ponto de encontro da sociedade e seu principal centro comercial, consolidando o povoado que se transformou em município de Sant´Anna das Antas em 15 de dezembro de 1887. A imagem, do acervo do MHABC e de autoria de Ney Pereira, mostra as comemorações do 7 de Setembro.
Rótulos: Fragmentos da História

Mais Artigos

Imagem: Reprodução

De onde vem o dinheiro para bancar os partidos políticos?

de Orisvaldo Pires
18 de agosto de 2025
0

Goste você ou não, sai do seu bolso o dinheiro para bancar os 29 partidos com registro no Tribunal Superior...

Pauta Aberta – Por Orisvaldo Pires

de Orisvaldo Pires
15 de agosto de 2025
0

Merecido Nesta quinta-feira, 14, o ex-deputado estadual, jornalista e radialista Romualdo Santillo foi agraciado com o título de Cidadão Anapolino....

Vander Lúcio Barbosa é editor geral do jornal e portal CONTEXTO

Trânsito: desafios

de Vander Lúcio Barbosa
15 de agosto de 2025
0

A crescente frota de veículos de Anápolis, conforme mostra reportagem publicada no Jornal Contexto, reafirma a importância de se colocar...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Foto: Reprodução/Journal of Surgical Case Reports

    Homem com dores nos mamilos descobre lâmina alojada há oito anos; veja fotos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • A Teoria do Louco – Por Samuel Vieira

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Câmara aprova, com dois votos contrários, o Dia Municipal dos Legendários

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Tempos difíceis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Começa o período de reprodução dos escorpiões. Veja como se proteger

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui