Resquícios e fragmentos da história de Anápolis, pelas mãos do fotógrafo e historiador Claudiomir Gonçalves (@anapolisnarede)
A Igreja Santana, ponto central que alavancou o crescimento da Freguesia de Santana, teve sua construção iniciada em julho de 1870. Mas em meados da década de 1940, estava decadente e necessitava de reforma urgente. Ao assumirem a paróquia, os padres norte americanos deram início a uma gestão de transformação não só da paróquia, mas também na educação e na evangelização. Foi então que a velha capela, cuja frente era voltada para a nascente, foi demolida e teve inicio a construção da igreja matriz atual. A foto é de autor desconhecido e faz parte do acervo do MHABC.
A Av. Tiradentes surgiu começou a surgir em meados da década de 1930, quando Antônio Xavier Nunes começou a lotear parte da sua fazenda, em um bairro ao qual denominou de Alexandrina. Este bairro primitivo (que não é a atual Alexandrina), se desenvolveu e quando Bernardo Sayão iniciou os estudos para construção de uma rodovia ligando Anápolis à Colônia Agrícola (Ceres), essa importante via local se tornou a saída para a Colônia. Em 1945 Antônio Xavier doou uma área para construção da Igreja de Santo Antônio, cujas obras foram iniciadas em 1947, sendo inaugurada em junho de 1949. A foto é de autor desconhecido e faz parte do acervo do MHABC.
Pardal recebeu mais de mil denúncias de propaganda eleitoral irregular