Resquícios e fragmentos da história de Anápolis, pelas mãos do fotógrafo e historiador Claudiomir Gonçalves (@anapolisnarede)
A história do Distrito Agroindustrial de Anápolis começou em dezembro de 1957, quando o deputado Luiz Fernando Silva apresenta projeto de lei à Assembleia para criar o Parque Industrial de Anápolis, que é aprovado, mas não é colocado em prática. Em 06 de julho de 1962, a mesma Assembleia aprovou lei autorizando o governo do estado a implantar a Cidade Industrial no então distrito de Senador Canedo, no município de Goiânia. Em maio de 1963, o projeto é lançado e há longas discussões, bem como de lideranças junto ao governo estadual, mas o projeto não anda.
Em dezembro de 1966, nova lei cria a Cidade Industrial de Goiânia, a ser construída no distrito de Senador Canedo, porém novamente há intensa discussão e o projeto não sai do papel. Em maio de 1967, o deputado Ursulino Tavares Leão apresenta projeto transferindo a Cidade Industrial para Anápolis, que é sancionado em 18 de junho de 1968. Em 20 de novembro de 1973 a lei 7.766 cria o GoiásIndustrial que destina verbas para desapropriação de área em Anápolis destinada ao Daia. Na mesma lei, as terras desapropriadas para criação da Cidade Industrial de Goiânia são transferidas para a gestão do novo órgão. As obras do Daia são iniciadas em 1974 e o primeiro distrito industrial do estado foi inaugurado no dia 09 de setembro de 1976, com a presença do presidente Ernesto Geisel.
As fotos são de autoria desconhecida mas fazem parte do acervo da família do Sr. Sultan Falluh, o homem de confiança do Presidente Geisel na execução do projeto, abraçado à ele em uma das fotos.